Diário de São Paulo
Siga-nos

PFL desta quinta tem duelos de ex-UFC e definição de classificados aos playoffs

O quinto evento da Professional Fighters League (PFL) em 2021 acontece nesta quinta-feira em Atlantic City (EUA). O card destaca a segunda rodada de

PFL
PFL

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h46


Rory MacDonald e Gleison Tibau fazem luta principal do evento, que ainda tem Cezar Mutante x Chris Camozzi e Cara de Sapato x Vinny Magalhães

O quinto evento da Professional Fighters League (PFL) em 2021 acontece nesta quinta-feira em Atlantic City (EUA). O card destaca a segunda rodada de classificação dos pesos-meio-médios (até 77,6kg em lutas que não valem cinturão) e dos pesos-meio-pesados (até 93,4kg). Ao final da noite, estarão definidos os quatro nomes que passam aos playoffs em cada divisão. Mas os combates escalados para esta quinta poderiam facilmente estar incluídos na pós-temporada, tanto pelo nível dos confrontos quanto pela pressão sobre os lutadores.

Combate transmite o PFL 2021 #5 ao vivo e com exclusividade nesta quinta-feira a partir de 18h30 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o canal do Combate no YouTube mostram as duas primeiras lutas ao vivo no mesmo horário.

A luta principal do torneio traz dois atletas com ampla experiência no UFC: o canadense Rory MacDonald, ex-desafiante número 1 no Ultimate e ex-campeão do Bellator, contra o brasileiro Gleison Tibau, que fez 28 lutas no octógono e já esteve entre os recordistas de aparições na companhia. Derrotado por João Zeferino na estreia, Tibau precisa vencer para ter chances de se classificar, enquanto MacDonald busca confirmar sua classificação; atualmente ocupa a primeira posição, com seis pontos.

Um empate ou “No Contest” (luta sem resultado) rendem um ponto para cada lutador e devem ser suficientes para garantir MacDonald. Mesmo derrotado, seria preciso uma combinação de resultados para tirá-lo das semifinais. Ainda assim, é melhor não vacilar.

Ray Cooper III, segundo do ranking e atual campeão, enfrenta Nikolai Aleksakhin, russo que venceu suas últimas sete lutas e parecia encaminhado para vencer Sadibou Sy na primeira rodada até receber um cutucão inadvertido no olho. A luta terminou como No Contest. Cooper III perdeu um ponto por não bater o peso para o combate, agora está com cinco pontos na classificação, e também não irá pontuar esta noite, seja qual for o resultado.

João Zeferino lutará contra Jason Ponet — Foto: PFL

João Zeferino lutará contra Jason Ponet — Foto: PFL

Com um ponto, Sadibou Sy enfrenta o ex-UFC Aleksei Kunchenko e, se nocautear no primeiro round, também pode passar MacDonald e Cooper III caso ambos percam. O brasileiro João Zeferino, que tem três pontos por sua vitória sobre Tibau, encara o francês Jason Ponet, e o americano Curtis Millender, outro ex-UFC, encara Magomed Magomedkerimov. Vitórias de Tibau, Aleksakhin e Sy no primeiro round e de Zeferino até o terceiro round tirariam os dois líderes dos playoffs.

Classificação do peso-meio-médio

PosiçãoLutadorPontuação
1.Rory MacDonald6 pts
2.Ray Cooper III5 pts
3.João Zeferino3 pts
4.Sadibou Sy1 pt
5.Nikolai Aleksakhin1 pt
6.Gleison Tibau0 pt
7.Curtis Millender0 pt
8.Jason Ponet0 pt
9.Alexey Kunchenko-1 pt
10.Magomed Magomedkerimov-1 pt

Situação parecida vivem Cezar Mutante e Antônio Cara de Sapato. Os dois ex-campeões do TUF Brasil são os líderes do peso-meio-pesado, com seis pontos cada. Por ter vencido em menos de um minuto, Mutante está mais tranquilo, já que o tempo de cada vitória é critério de desempate. Como não houve empates ou No Contests na primeira rodada dos meio-pesados, não há ninguém com um ponto, então são apenas três lutadores com potencial de ultrapassá-los.

Ambos encaram outros lutadores que também tiveram passagens pelo UFC. Mutante enfrenta o americano Chris Camozzi num duelo de lutadores de base canhota. Cara de Sapato encara o compatriota Vinny Magalhães, que, como ele, é faixa preta de jiu-jítsu. Magalhães foi vice-campeão do GP da PFL em 2018, mas entra no combate com -1 ponto devido à falha em bater o peso na primeira rodada.

Antônio Cara de Sapato e Vinny Magalhães fazem duelo entre brasileiros — Foto: PFL

Antônio Cara de Sapato e Vinny Magalhães fazem duelo entre brasileiros — Foto: PFL

Campeão em 2019, o argentino Emiliano Sordi enfrenta Dan Spohn, finalizado por Marthin Hamlet na primeira rodada. O norueguês Hamlet enfrenta Cory Hendricks, substituto de Nick Roehrick, e o americano Jordan Young, que ganhou três pontos automáticos com a falha de Vinny, enfrenta Tom Lawlor.

Classificação do peso-meio-pesado

PosiçãoLutadorPontuação
1.Cezar Mutante6 pts
2.Antônio Cara de Sapato6 pts
3.Marthin Hamlet5 pts
4.Emiliano Sordi3 pts
5.Jordan Young3 pts
6.Chris Camozzi0 pt
7.Dan Spohn0 pt
8.Tom Lawlor0 pt
9.Nick Roehrick0 pt
10.Vinny Magalhães-1 pt

Confira abaixo os pesos atingidos pelos atletas na pesagem de quarta-feira:

PFL 2021 #5

17 de junho de 2021, em Atlantic City (EUA)

CARD PRINCIPAL (22h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Rory MacDonald (77,5kg) x Gleison Tibau (77,3kg)
Peso-meio-médio: Ray Cooper III (77,9kg) x Nikolai Aleksakhin (76,6kg)
Peso-meio-pesado: Emiliano Sordi (93kg) x Dan Spohn (93,2kg)
Peso-meio-pesado: Cezar Ferreira (93,1kg) x Chris Camozzi (92,8kg)

CARD PRELIMINAR (18h30, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Antônio Cara de Sapato (93kg) x Vinny Magalhães (92,5kg)
Peso-meio-pesado: Marthin Hamlet (93,2kg) x Cory Hendricks (93,2kg)
Peso-meio-médio: João Zeferino (77,5kg) x Jason Ponet (76,8kg)
Peso-meio-médio: Magomed Magomedkerimov (77,5kg) x Curtis Millender (77,3kg)
Peso-meio-pesado: Tom Lawlor (92,3kg) x Jordan Young (93,4kg)
Peso-meio-médio: Sadibou Sy (77,1kg) x Aleksei Kunchenko (76,9kg)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias