Diário de São Paulo
Siga-nos

Paralimpíadas: Brasil vence o Canadá na estreia do vôlei sentado feminino

O Brasil estreou com vitória no vôlei sentado das Paralimpíadas de Tóquio. Bronze na Rio 2016, a seleção brasileira feminina teve muita dificuldade contra o

PARALIMPIADAS
PARALIMPIADAS

Redação Publicado em 27/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h39


O Brasil estreou com vitória no vôlei sentado das Paralimpíadas de Tóquio. Bronze na Rio 2016, a seleção brasileira feminina teve muita dificuldade contra o Canadá, mas conseguiu vencer no tie-break nesta sexta-feira – parciais de 21/25, 26/24, 25/20, 27/29 e 17/15 em 2h40 de jogo. As brasileiras chegaram a salvar um match point e confirmaram a vitória na segunda oportunidade no set de desempate.

Com a vitória por 3 sets a 2, o Brasil está na segunda posição do Grupo A, atrás apenas da Itália, que venceu o Japão por 3 a 0 nesta sexta. As brasileiras encaram as anfitriãs japonesas no domingo, às 8h30 (de Brasília). As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais.

Adria da Silva foi a maior pontuador do Brasil na partida, com 17 acertos. Jani Batista, que fez o ponto da vitória, teve 14 acertos. Pamela Pereira anotou 13 pontos, e Edwarda Dias 10.

A maior pontuadora da partida foi a canadense Heidi Peters, com 21 acertos. Danielle Ellis fez 18 pontos.

Adria da Silva foi a maior pontuadora do Brasil no jogo — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Adria da Silva foi a maior pontuadora do Brasil no jogo — Foto: REUTERS/Molly Darlington

O jogo

O Canadá começou com tudo, montando um bloqueio forte e se aproveitando dos erros brasileiros para abrir 5 a 1. O técnico José Guedes Dantas pediu tempo, e o Brasil ensaiou uma reação, mas novamente as canadenses deslancharam e chegaram a ter nove pontos de vantagem (16 a 7). Na reta final, Jani Batista encaixou bons ataques e puxou a reação do Brasil, que fez seis pontos seguidos e chegou a diminuir a desvantagem para dois pontos (23 a 21). Só que o Canadá conseguiu fechar o primeiro set: 25 a 21.

No segundo set, novamente o Canadá começou abrindo 5 a 1. Só que o Brasil não demorou a reagir e empatou em 6 a 6. Sempre que as canadenses tentavam desgarrar, as brasileiras empatavam a parcial. No momento decisivo, o Brasil contou com os ataques de Adria da Silva e com erros canadenses para vencer por 26 a 24.

O Brasil enfim deslanchou no terceiro set, dominou toda a parcial e conseguiu neutralizar bem as tentativas de reações das canadenses. O Brasil chegou a ter oito pontos de vantagem (19 a 11) e conseguiu fechar o set em um ataque de Pamela Pereira: 25 a 20.

O equilíbrio voltou no quarto set. O Brasil chegou a dominar o placar e por duas vezes teve quatro pontos de vantagem (20 a 16). Só que o Canadá reagiu com os ataques de Heidi Peters e virou (23 a 22). As brasileiras salvaram quatro set points, mas não evitaram a vitória canadense na parcial: 29 a 27.

Heidi Peters foi a maior pontuadora do jogo — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Heidi Peters foi a maior pontuadora do jogo — Foto: REUTERS/Molly Darlington

O Canadá começou melhor o set decisivo, abrindo 3 a 0. Só que o Brasil reagiu e virou numa sequência de cinco pontos seguidos (8 a 5). O Canadá chegou a encostar (8 a 7), mas o Brasil engatou uma nova sequência de três pontos (11 a 7). Novamente as canadenses reagiram e chegaram ao empate (11 a 11). Na reta final, o Brasil teve o primeiro match point, mas o Canadá salvou e também teve uma chance de vencer o jogo. Aí foi a vez do Brasil de evitar a derrota, virar e fechar o jogo em um ataque de Jani Batista: 17 a 15.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe