Diário de São Paulo
Siga-nos

Palmeiras encerra tabu contra o São Paulo e faz história diante dos três rivais na Libertadores

O Palmeiras chegou à terceira semifinal de Copa Libertadores em quatro anos ao eliminar o São Paulo nessa terça-feira. A vitória por 3 a 0 serviu para acabar

palmeiras
palmeiras

Redação Publicado em 18/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h59


O Palmeiras chegou à terceira semifinal de Copa Libertadores em quatro anos ao eliminar o São Paulo nessa terça-feira. A vitória por 3 a 0 serviu para acabar também com um longo tabu, já que o Verdão havia perdido os outros três mata-matas que disputou com o rival no torneio continental.

Depois de cair nas oitavas de final das edições de 1994, 2005 e 2006 para o São Paulo, o Verdão deu o troco e agora acumula momentos marcantes na competição diante de seus três maiores rivais.

Jogadores do Palmeiras comemoram a classificação sobre o São Paulo — Foto: Staff Images/Conmebol

Jogadores do Palmeiras comemoram a classificação sobre o São Paulo — Foto: Staff Images/Conmebol

Até o início do ano, o Corinthians era a maior vítima entre os três, por conta das eliminações nas quartas de final de 1999 e na semi de 2000, que consagram o ex-goleiro Marcos.

Na campanha do primeiro título, em 99, o Verdão fez 2 a 0 na ida, mas o Corinthians devolveu o placar na volta. Nos pênaltis, o Palmeiras fez 4 a 2 e avançou para duelar com o River Plate, da Argentina.

Marcos, do Palmeiras, comemora vitória contra o Corinthians na Libertadores de 1999 — Foto: Marcos Mendes / Estadão Conteúdo

Marcos, do Palmeiras, comemora vitória contra o Corinthians na Libertadores de 1999 — Foto: Marcos Mendes / Estadão Conteúdo

No ano seguinte, o rival saiu na frente no confronto e ganhou o primeiro jogo por 4 a 3, mas o time de Luiz Felipe Scolari fez 3 a 2 na volta e o Dérbi foi decidido de novo nos pênaltis. Marcos ficou marcado por pegar a cobrança de Marcelinho Carioca, ídolo corintiano, e sacramentar a classificação.

Na edição passada, o Santos também foi castigado pelo Verdão na Libertadores, mas já na decisão. Com gol de Breno Lopes, aos 53 minutos da etapa final, o time de Abel Ferreira conquistou o bicampeonato e fez a festa diante do rival.

Gol de Breno Lopes na final da Libertadores contra o Santos   — Foto: Conmebol

Gol de Breno Lopes na final da Libertadores contra o Santos — Foto: Conmebol

Agora foi a vez de o São Paulo ver o sonho de conquistar novamente a Libertadores ser encerrado pelo Palmeiras. Depois de conquistar o título paulista em cima do Verdão, a equipe tricolor sofreu a maior derrota no Choque-Rei desde os 3 a 0 em 2019, pelo Brasileirão.

Em busca do tricampeonato, o Palmeiras empatou com o Grêmio na terça como o clube brasileiro com mais jogos na história da Libertadores: 207. De quebra, ainda ampliou a vantagem como brasileiro com mais vitórias na competição: 116, contra 108 do Tricolor gaúcho, segundo neste quesito.

A equipe de Abel Ferreira agora aguarda o vencedor do confronto entre Atlético-MG e River Plate. Na ida, o Galo fez 1 a 0 na Argentina e tem a vantagem do empate. A volta será nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe