Diário de São Paulo
Siga-nos

Organização do GP da Holanda espera receber 105 mil espectadores por dia

Os organizadores do GP da Holanda esperam receber 105 mil espectadores em cada um dos três dias de evento em Zandvoort, marcado para o fim de semana de 3 a 5

GP
GP

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Etapa em Zandvoort faria reestreia na F1 em 2020 após 35 anos de ausência no calendário, mas foi cancelada pela pandemia de Covid-19

Os organizadores do GP da Holanda esperam receber 105 mil espectadores em cada um dos três dias de evento em Zandvoort, marcado para o fim de semana de 3 a 5 de setembro.

Isso porque enquanto o primeiro ministro holandês, Mark Rutte, anunciou o fim do lockdown para 5 de junho, o ministro da saúde, Hugo de Jonge, espera que o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras sejam abolidos até 1 de setembro.

Empolgados com o atual cenário na F1, que teve presença parcial do público nos GPs da Espanha e de Mônaco, e com a fase do líder Max Verstappen, os organizadores acreditam ser possível atingir a capacidade máxima prevista do circuito. Até porque os ingressos de 2020 seguem valendo para a edição deste ano.

– Está tudo se encaminhando para uma direção muito boa. Mas isso não é tão estranho porque hoje em dia todo mundo sabe como agir com o vírus. E aí você tem as pessoas que já tiveram a a doença e as que já foram vacinadas. Se juntar tudo isso, já é uma quantidade razoável de pessoas que já estão seguras. Ainda não sabemos o número exato (de espectadores) no momento, mas é um bom número – afirmou Jan Lammers, diretor esportivo do GP da Holanda, ao Motorsport.com.

A pandemia de Covid-19 cancelou a reestreia do grande prêmio em 2020, após 35 de ausência no calendário. A corrida em Zandvoort foi a quarta a ser cancelado em 2020. A cidade, não muito longe de Amsterdã, a cerca de 30 km, é conhecida como um retiro de praia para os holandeses.

O atual traçado para receber a categoria tem 14 curvas e três retas, com um total de 4.307 km de comprimento, e é um pouco diferente do layout usado no passado. Atualmente, a pista recebe corridas de categorias de base nos monopostos, além de corridas de carros de turismo. O recorde extraoficial da pista, 1m19s511, é de Verstappenm em 2017, anotando a bordo de uma RB8.

Zandvoort já foi palco de 30 GP’s desde a primeira corrida em 1952, vencida por Alberto Ascari. Além do italiano, outros 19 pilotos triunfaram no circuito praiano, dos quais 12 foram campeões mundiais. O maior vencedor no circuito holandês é Jim Clark, que tem quatro vitórias. O último piloto a subir no lugar mais alto do pódio foi Niki Lauda, em 1985.

Niki Lauda venceu o último GP da Holanda, disputado em 1985 — Foto: Grand Prix Photo/Getty Images

Niki Lauda venceu o último GP da Holanda, disputado em 1985 — Foto: Grand Prix Photo/Getty Images

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe