Diário de São Paulo
Siga-nos

Olimpíadas: Japão anuncia que vai vacinar atletas em junho

O Comitê Olímpico do Japão (JOC) anunciou nesta quarta-feira que vai dar início à vacinação contra a covid-19 da sua delegação para as Olimpíadas de Tóquio a

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 26/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h20


Delegação olímpica japonesa vai receber imunizantes doados pelo COI sem prejudicar vacinação dos idosos do país-sede dos Jogos

O Comitê Olímpico do Japão (JOC) anunciou nesta quarta-feira que vai dar início à vacinação contra a covid-19 da sua delegação para as Olimpíadas de Tóquio a partir do dia 1º de junho. Cerca de 1.600 pessoas, entre atletas, técnicos e oficiais credenciados vão receber as duas doses da vacina da Pfizer antes dos Jogos, entre 23 de julho e 8 de agosto. O Brasil começou a vacinar sua delegação olímpica no dia 14 de maio.

– Entendemos que o maior número possível de membros da delegação de cada país deve ser vacinado antes de chegar ao Japão para que possam evitar a propagação de infecções por coronavírus dentro do Japão – disse Keiko Momii, diretora do conselho executivo do JOC.

A vacinação da delegação japonesa vai ser realizada no Centro Nacional de Treinamento de Tóquio, com o apoio de médicos e enfermeiros que trabalham para as federações esportivas locais. Assim, o JOC afirma que não vai onerar o sistema público de saúde do país, que está focado na vacinação da população idosa. Apenas 2% dos japoneses já receberam as duas doses de imunizantes.

– Este processo não afetará de forma alguma a vacinação de idosos. Queremos que cada federação nacional (faça o mesmo) por seus próprios atletas também – disse Momii.

As vacinas para os atletas japoneses fazem parte do acordo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para doar vacinas da Pfizer para os participantes dos Jogos de todos os países. Segundo o JOC, esses imunizantes já chegaram ao Japão. As vacinas da Pfizer pedem um intervalo de pelo menos três semanas entre a primeira e a segunda dose.

Se a reprovação for mantida, a gestão encerrará os três anos à frente do clube com contas reprovadas e os dirigentes podem ser punido

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias