Diário de São Paulo
Siga-nos

Noah Lyles aposta alto: “Vou quebrar o recorde mundial”

A aposentadoria de Usain Bolt deixou uma pergunta rondando as pistas: quem será a próxima grande estrela do atletismo? Para muitos, um forte candidato ao

LYLES
LYLES

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h51


Quarto homem mais rápido da história nos 200m, americano se prepara para assumir papel de protagonista em Tóquio. “É preciso fazer o que a maioria não fez”

A aposentadoria de Usain Bolt deixou uma pergunta rondando as pistas: quem será a próxima grande estrela do atletismo? Para muitos, um forte candidato ao posto é o americano Noah Lyles, especialista nos 200m que aos 22 anos já corre mais rápido que o jamaicano na mesma idade. Da medalha de ouro nos Jogos da Juventude de Nanjing 2014 ao status de favorito nas Olimpíadas de Tóquio, não faltam razões para ficar de olho no jovem velocista:

Desde que roubou a cena em Nanjing, Lyles vem provando a cada ano ser muito mais do que uma promessa. Em 2019, tornou-se o quarto homem mais rápido da história nos 200m – os 19s50 obtidos em Lausanne, na Suíça, deixam o americano atrás apenas de Usain Bolt, Yohan Blake e Michael Johnson. Meses depois, conquistou seu primeiro ouro no Campeonato Mundial de atletismo, em Doha, no Catar, assumindo de vez o protagonismo nos 200m.

Noah Lyles Mundial de Atletismo Doha eliminatória 200m — Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Noah Lyles Mundial de Atletismo Doha eliminatória 200m — Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Nascido em uma família humilde em Gainesville, na Flórida, Lyles fala com propriedade sobre lutar para conquistar seus objetivos. Ele busca nos momentos difíceis que passou na infância, quando por vezes a mãe não tinha dinheiro para pagar a conta de luz, motivação para seguir em busca de “ser ótimo, não bom”.

“Muitas pessoas são boas. Muitas pessoas chegaram onde estou agora. Mas para ser ótimo, você tem que fazer o que a maioria não fez. Tem que ganhar o ouro. Tem que fazer isso mais de uma vez. Tem que fazer três vezes, três vezes seguidas. Quebrar um recorde mundial. Repetir isso. São essas coisas que te tornam ótimo. Mas assim como a vida, o atletismo tem altos e baixos”

Mais do que conquistar uma medalha, Lyles se prepara para tentar fazer história em Tóquio. Questionado, o americano afirma que tem chances de quebrar o recorde mundial.

– Tem alguém neste momento que está se esforçando tanto quanto eu. Então preciso me certificar de que cada parte minha esteja boa. Que minha mente esteja forte. Uma das coisas que minha mãe disse foi que atletismo é 90% mental e 10% físico. E eu acredito totalmente nisso. Então em Tóquio, a arma vai disparar e eu vou quebrar o recorde mundial – diz Lyles.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias