Diário de São Paulo
Siga-nos

Minas domina o Itapetininga e larga na frente por um lugar na final da Superliga

Do outro lado, a maior surpresa da Superliga Masculina. Mas, apesar do nervosismo natural de um primeiro jogo de semifinal, o Minas soube fazer valer seu

Itapetininga
Itapetininga

Redação Publicado em 07/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h29


Sob o comando de William e pelas pancadas de Escobar, time mineiro controla o jogo e não deixa o rival, maior surpresa da competição, crescer. Segunda partida é no próximo sábado

Do outro lado, a maior surpresa da Superliga Masculina. Mas, apesar do nervosismo natural de um primeiro jogo de semifinal, o Minas soube fazer valer seu favoritismo. Diante do Itapetininga, o time mineiro, guiado por William e pelas pancadas de Escobar e Honorato, venceu por 3 sets a 0, parciais 25/21, 25/21 e 25/21. Com o resultado, saiu na frente em busca de um lugar na decisão.

Os dois times voltam à quadra no próximo sábado, às 19h, novamente no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema. Na outra chave, Taubaté e Campinas também duelam por um lugar na decisão.

Honorato deixou a quadra com o prêmio de melhor da partida em votação popular. O ponteiro, com oito pontos, ajudou na construção do placar, assim como Escobar, maior arma ofensiva, com 18 pontos. William, mais uma vez, ditou o ritmo do time à perfeição. Do outro lado, o Itapetininga pareceu sentir falta da força de Renan e Adriano no ataque. O oposto fechou a partida com apenas seis pontos, enquanto o jovem ponteiro marcou 10.

O Minas tenta voltar a uma final de Superliga. Com quatro títulos na competição, não chega à decisão desde a temporada 2008/2009. O Itapetininga, por sua vez, busca uma classificação inédita em sua terceira edição na elite.

1° set: Minas, mais eficiente, abre vantagem

Adriano, ao explorar o bloqueio, abriu a conta da tarde. Mas a jovem revelação do Itapetininga exagerou na força no saque logo na sequência e deu o primeiro ponto ao Minas. Os dois times buscavam um serviço forçado, tentando quebrar a recepção rival. Foi um início de muitos erros dos dois lados. A equipe mineira, porém, conseguiu encaixar melhor o saque. Em um ace de Escobar, abriu 12/9 no placar.

O Minas chegou a 17/13, e Peu parou o jogo. Queria que seu time trabalhasse a defesa para conseguir o contra-ataque. O time, aos poucos, melhorou. Adriano, em uma pancada, fez a diferença cair para dois pontos. Mas o time mineiro voltou a ser mais eficiente no ataque e fechou a parcial em 25/21, depois de uma pancada de Escobar.

2° set: Minas vira na parcial

Um bom contra-ataque de Renan, uma bola para fora de Escobar, e o Itapetininga abriu 2/0 na volta à quadra. Ao contrário do primeiro set, foi o Minas quem passou a errar mais. Em uma falha de Matheus Pinta, o time paulista abriu 6/3, e Nery Tambeiro parou o jogo. E o Minas, aos poucos, se recuperou. Escobar, com uma pancada, diminuiu a diferença para apenas um ponto. Logo na sequência, Gustavão contou com o erro de Adriano para deixar tudo igual no saque: 11/11.

Escobar encara o bloqueio do Itapetininga — Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Escobar encara o bloqueio do Itapetininga — Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

O jogo seguiu em equilíbrio. Mas, quando o placar não estava empatado, era o Itapetininga quem tinha a vantagem. Ao forçar o serviço, os dois times enfileiravam erros no saque. Principalmente o Minas. Mas, mesmo assim, os mineiros chegaram à virada depois de dois belos pontos de Lazo e Honorato, abrindo 19/18. Peu, então, parou o jogo. Mas, a partir dali, o Minas abriu. Em um belo bloqueio de William sobre Guiga, 21/19. Peu parou de novo. Nada que alterasse o rumo: em um toque de Guiga na rede, fim do set em 25/21.

Minas e Itapetininga se enfrentam nas semifinais — Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Minas e Itapetininga se enfrentam nas semifinais — Foto: William Lucas/Inovafoto/CB

3° set: Minas domina e fecha a partida

Foi um início confuso no terceiro set. Uma série de erros dos dois lado fez com que ninguém conseguisse abrir vantagem. O Itapetininga tentou explorar mais a força de Adriano e Renan. Mas esbarrava no jogo rápido do Minas, pelas mãos de William. Aos poucos, o time mineiro descolou no placar. Lazo fez a diferença subir a quatro pontos na reta final, abrindo 20/16. Já não havia espaço para mudanças de rumo. O Itapetininga ainda evitou três match points, mas, apesar da luta, caiu em 25/21.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe