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McLaren e Alfa Romeo cobram regras para evitar corridas com uma volta só

Depois de encerrar o GP da Bélgica neste domingo com uma volta devido à chuva forte no Circuito de Spa-Francorchamps, e validar a vitória do pole position Max

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Redação Publicado em 30/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h20


Depois de encerrar o GP da Bélgica neste domingo com uma volta devido à chuva forte no Circuito de Spa-Francorchamps, e validar a vitória do pole position Max Verstappen, a Fórmula 1 justifica não ter sido possível adiar a prova por questões de logística. Mesmo assim, a regra que permitiu conceder metade dos pontos aos pilotos sem uma disputa de fato não agradou equipes como a McLaren e a Alfa Romeo, que demandam mudanças no regulamento.

– Os regulamentos determinam que, depois de algumas voltas, podemos chamar isso de corrida. Isso precisa ser revisto. Ninguém diria que era seguro correr, mas precisamos de uma solução melhor quando esse tipo de situação acontece. O resultado não pode ser uma corrida após três voltas atrás de um safety car – criticou Zak Brown, diretor-executivo da McLaren.

Relargada do GP da Bélgica, com safety car; prova foi interrompida por mais de três horas por causa da chuva — Foto:  Dan Mullan/Getty Images

Relargada do GP da Bélgica, com safety car; prova foi interrompida por mais de três horas por causa da chuva — Foto: Dan Mullan/Getty Images

A primeira tentativa de largada foi atrasada em 30 minutos por causa da chuva. A volta de abertura foi interrompida com a bandeira vermelha após reclamações dos pilotos sobre a visibilidade. O tempo de espera se estendeu por mais de três horas até a F1 decidir por uma relargada do pitlane sob a contagem regressiva de 60 minutos, mais uma vez paralisada pela chuva.

Aproximando-se do tempo limite de realização de um evento, de quatro horas, a categoria confirmou a classificação do momento como o resultado definitivo, validando a vitória de Max Verstappen, o segundo lugar de George Russell e o terceiro de Lewis Hamilton. Mas como menos de 75% da corrida foi completada, os pilotos levaram apenas metade dos pontos.

A decisão foi alvo de críticas duras do próprio Hamilton, que considerou o desfecho da corrida “uma farsa”, bem como de Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que ficou em 11º sem chances de melhorar a posição de largada e deixou de pontuar pela primeira vez em sete corridas.

Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton no pódio do GP da Bélgica — Foto:  Dan Mullan/Getty Images

Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton no pódio do GP da Bélgica — Foto: Dan Mullan/Getty Images

O CEO da McLaren reforçou o pedido pelo desenvolvimento de planos que visem preparar a F1 e as equipes em situações excepcionais como a deste domingo, vocalizando a proposta de Hamilton de tentar realizar a corrida em outro dia.

– Precisamos aprender a partir de hoje e pensar no que fazer de diferente para garantir que o resultado seja através de uma vitória de verdade, seja no dia seguinte, ou quando a corrida reiniciar. Ninguém concordaria em chamar isso de corrida, então vamos trabalhar nisso e torcer para que algo assim não ocorra novamente – completou Zak Brown.

Nesta segunda-feira, a Alfa Romeo utilizou as redes para publicar um comunicado no qual, além de agradecer ao público no Circuito de Spa-Francorchamps pela paciência, compartilha da visão do diretor-executivo da McLaren.

– A decisão de não correr nessas condições foi a correta, no interesse de proteger a segurança dos pilotos, dos fiscais de pista e dos próprios espectadores. Ainda assim, a situação teria sido tratada de forma muito mais apropriada se não houvesse a “corrida” que testemunhamos ontem. Esperamos que lições tenham sido aprendidas ontem, lições que vão melhorar a forma como operamos no futuro e que coloque os apoiadores de nosso esporte na posição em que merecem estar – diz a nota.

FIA vai discutir questão

Diante das queixas dos pilotos e equipes, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) garante que tratará do assunto com os envolvidos, pensando no desenvolvimento do regulamento esportivo que rege a F1. É o que diz Michael Masi, diretor de provas da entidade.

– Depois deste fim de semana, vamos olhar para um monte de coisas para entender o que todos querem. A FIA trabalha com todas as equipes e a F1 para desenvolver os regulamentos, então vamos conceber todos os vários possíveis cenários e ver o que todos pensam.

Michael Masi, diretor de provas da FIA, na torre de controle do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps — Foto: Reprodução/Twitter

Michael Masi, diretor de provas da FIA, na torre de controle do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps — Foto: Reprodução/Twitter

Com apenas metade da pontuação computada, Hamilton se mantém na liderança do campeonato de pilotos com 202,5 pontos contra 199,5 de Verstappen. A próxima etapa da F1 será neste fim de semana, em 5 de setembro, com o GP da Holanda.

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Fontes: Ge – Globo Esporte.

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