Diário de São Paulo
Siga-nos

Maria Portela e Rafael Macedo não chegam às finais do Mundial de judô

Os brasileiros Maria Portela e Rafael Macedo entraram em ação nesta quinta-feira pelo Campeonato Mundial de Judô em Budapeste, na Hungria. No quinto dia do

MARIA PORTELA
MARIA PORTELA

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h37


Independentemente dos resultados em Budapeste, ambos os judocas brasileiros já estão garantidos nas Olimpíadas de Tóquio

Os brasileiros Maria Portela e Rafael Macedo entraram em ação nesta quinta-feira pelo Campeonato Mundial de Judô em Budapeste, na Hungria. No quinto dia do evento, a gaúcha e o paulista foram derrotados na repescagem e nas oitavas de final, respectivamente. Apesar dos resultados, Portela e Macedo já estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso porque os dois compõem o top-18 do ranking mundial e, portanto, estão dentro da zona de ranqueamento olímpico, sem concorrência interna pela vaga. A Confederação Brasileira de Judô, no entanto, só vai anunciar oficialmente a equipe olímpica no próximo dia 16 de junho.

Na categoria 70kg, Maria Portela terminou na sétima posição. A brasileira estreou com vitória contra a italiana Alice Bellandi após waza-ari no golden score. Nas oitavas de final, Maria superou a tunisiana Nigel Landolsi com mais facilidade, novamente aplicando waza-ari (dois). Nas quartas, no entanto, ela foi derrotada pela japonesa Yoko Ono, que encaixou um estrangulamento e a fez bater. Novamente na repescagem, Maria foi imobilizada pela irlandesa Meghan Fletcher, sendo eliminada do evento.

No masculino, categoria 90kg, Rafael Macedo também começou a caminhada em Budapeste com vitória. Nas duas primeiras lutas do dia, o atleta do Sogipa venceu sul-coreano Mon e o alemão Eduard Trippel, desclassificado após executar técnica irregular sobre o cotovelo do brasileiro. Nas oitavas de final, no entanto, Rafael foi eliminado pelo atleta da Mongolia, Gantulga, que venceu nas punições.

Lembrando que o Campeonato Mundial de judô é a última competição que vale pontos para o ranking de classificação olímpica. Inclusive, os brasileiros Ketleyn Quadros, Larissa Pimenta e Eric Takabatake, que entraram em ação nos primeiros dias do evento, carimbaram o passaporte para o Japão com os resultados obtidos em Budapeste.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias