Diário de São Paulo
Siga-nos

Khabib conta como está a vida após se aposentar: “É como se tivesse me libertado da prisão”

Ex-campeão peso-leve do UFC, Khabib Nurmagomedov está aposentado do MMA há cerca de oito meses, quando decidiu pendurar as luvas após vencer Justin Gaethje e

KHABIB
KHABIB

Redação Publicado em 30/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h52


Ex-lutador admite que sente falta de lutar profissionalmente, mas garante que não se arrepende da decisão tomada no ano passado

Ex-campeão peso-leve do UFC, Khabib Nurmagomedov está aposentado do MMA há cerca de oito meses, quando decidiu pendurar as luvas após vencer Justin Gaethje e completar 29 lutas e nenhuma derrota na carreira.

Em entrevista ao “UFC Russia”, o agora ex-lutador contou como tem sido sua vida após anunciar a aposentadoria.

– Estou vivendo a vida de uma pessoa comum, não a de um atleta profissional. Acho que viver a vida de um atleta é bem parecido como viver numa prisão, porque todos os dias você tem que fazer exatamente a mesma coisa: treinar, descansar, então treinar de novo e descansar. É como viver da mesma maneira, no mesmo ritmo, sem desacelerar. Uma vez que você desacelera, você não é mais um campeão. Então, de certa maneira, é como se eu tivesse me libertado desta prisão.

Khabib admite que sente falta de toda a rotina da vida de lutador, mas garante que não se arrepende da decisão.

– Eu sinto falta de quase tudo. Há muitos momentos em que eu sinto falta da competição, ou desse espírito. Há muitas coisas que eu sinto falta, simplesmente porque passei minha vida inteira fazendo isso. Não houve nenhum momento em que eu sentisse arrependimento ou alguma dúvida sobre minha decisão (de parar). No entanto, sinto falta do próprio ambiente de competição, camps de treinamentos, perda de peso, etc, porque é um tipo de vício e você não consegue se livrar dele, ele simplesmente existe.

– Algumas vezes você só quer entrar no octógono e detonar, lutar por cinco rounds seguidos e fazer algo realmente duro. Mas a vida é a vida, mesmo se não fosse agora, então em algum ponto da vida eu teria saído e dito não a este esporte de alguma maneira.

Questionado se parou de lutar na hora certa, o ex-campeão do UFC filosofa:

– Só o tempo vai dizer. É sempre assim, eu deveria ou não? Podemos especular o tempo todo. Khabib teve uma chance de lutar com este cara ou com outro, mas é uma conversa sem fim. Sempre haverá novos desafiantes, novos campeões, mais jovens, mais famintos. Eles existiram antes de mim e vão existir depois de mim. Então você tem que ter isso em mente e deixar essa esporte quando chegar a hora certa. O homem mais rico é o autossuficiente. Se você tem a quantidade certa de tudo, está em paz com sua cabeça e pensamentos, então você é o mais rico, mesmo se você não tiver todos esse milhões, se você tem o que é suficiente, então você será sempre o mais rico.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias