Diário de São Paulo
Siga-nos

Jovane Guissone é prata na esgrima em cadeira de rodas em Tóquio

O segundo ouro da carreira ficou no quase. Nesta quinta-feira, Jovane Guissone conquistou a prata nas Paralimpíadas de Tóquio. O brasileiro, da espada, caiu

ESGRIMA
ESGRIMA

Redação Publicado em 26/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h15


O segundo ouro da carreira ficou no quase. Nesta quinta-feira, Jovane Guissone conquistou a prata nas Paralimpíadas de Tóquio. O brasileiro, da espada, caiu para o russo Alexander Kuzyokov por 15 a 8 e terminou em segundo lugar na disputa na esgrima em cadeira de rodas, na classe B.

– Estou muito feliz mesmo pelo dia de hoje. Meu objetivo era trabalhar bastante para chegar aqui em Tóquio, fazer o meu melhor e garantir uma medalha para o Brasil. Feliz, jogando solto e colocando em prática tudo aquilo que treinei. Voltar com uma medalha no peito é resultado de muita dedicação. Agradeço demais a todo mundo que torceu por mim durante toda a madrugada. Graças a Deus, isso aconteceu. É fruto de muito trabalho meu e da equipe toda, minha família, que sempre me apoiou muito – afirmou.

Guissone chegou a Tóquio como a principal esperança de medalha do Brasil na modalidade e vice-líder do ranking mundial. No caminho até os Jogos, enfileirou pódios em etapas da Copa do Mundo. O atleta por pouco não repetiu o feito alcançado nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, quando terminou com a medalha de ouro.

Em Tóquio, Jovane disputou oito lutas nesta quinta-feira. Foram seis vitórias e duas derrotas na campanha pela prata. Antes, em sua segunda disputa, havia caído para o ucraniano Oleg Naumenko. Ainda assim, se recuperou e venceu as cinco lutas seguintes até chegar à decisão.

Jovane Guissone volta a atuar na sexta-feira, a partir de 21h, para disputar a competição de sua segunda arma: o florete categoria B. Vanderson Chaves também participa do torneio. No mesmo dia, a partir de 23h, Carminha Oliveira e Mônica Santos jogam no florete feminino, nas categorias A e B, respectivamente. Carminha disputou a prova da espada categoria A, mas não conseguiu classificação para a fase eliminatória.

Jovane Guissone na final da esgrima das Paralimpíadas — Foto: Takuma Matsushita/ CPB

Jovane Guissone na final da esgrima das Paralimpíadas — Foto: Takuma Matsushita/ CPB

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe