O brasileiro Henrique Avancini, líder do ranking mundial de mountain bike e esperança de medalha para o país nas Olimpíadas de Tóquio, enfim vai conseguir viajar para disputar uma competição internacional de relevo. O ciclista embarca hoje rumo à Itália, onde chegará no domingo e na segunda-feira participará do Internazionali d’Italia, evento realizado na Ilha de Elba.

Avancini, assim como boa parte dos atletas brasileiros que tentam se preparar para os Jogos de Tóquio, encontrou inúmeras dificuldades para viajar para o exterior, uma vez que o Brasil é o epicentro atual de casos e mortes pela Covid-19.

– Tem sido uma missão e tanto conseguir chegar à Europa, tentar viajar. Eu não consegui realizar três competições que eu já tinha planejado desde o começo do ano. A gente foi cancelando provas e replanejando, sempre tentando pensar no que faria sentido logisticamente, de uma forma que eu pudesse competir com um mínimo de condições de desempenhar bem. Então, não é só o ponto de chegar à competição, mas o ponto de chegar e competir bem. E agora chegou em uma situação que precisamos traçar uma estratégia para tentar competir nas etapas da Copa do Mundo, em maio, e a organização da Internazionali d’Italia. A Itália foi o país que, talvez, foi o que mais se esforçou para flexibilizar e permitir minha entrada para que eu pudesse competir – afirmou Avancini.

Ele afirmou que boa parte de seus adversários internacionais estará presente ao evento italiano, que servirá como laboratório de seu momento técnico e físico atual.

– Então, eu começo a competir nessa próxima segunda-feira no Internazionali d’Italia. Um evento fechado, evento sem público e com start list de bastante alto nível. Acredito que vai ser um grande desafio. Eu chego na Europa no domingo para competir na segunda, então óbvio que a preparação para essa prova vai ser longe do ideal, mas eu já fico muito feliz de estar na Europa e aos poucos construir minha forma, competir com os melhores e me preparar para as Copas do Mundo e posteriormente para os Jogos Olímpicos – disse o ciclista.

No mês passado, o Brasil ficou fora do Campeonato Pan-Americano de ciclismo mountain bike, que contava pontos para o ranking olímpico. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) informou que as barreiras para a entrada dos atletas brasileiros em Porto Rico, sede da competição, inviabilizaram a viagem. Avancini participaria da competição.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.