Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton quer ver ações efetivas em campanhas antirracistas na F1

Fora das pistas, a temporada 2020 da Fórmula 1 foi marcada pelas manifestações antirracistas de Lewis Hamilton e pela criação da força-tarefa "We Race as

Hamilton
Hamilton

Redação Publicado em 19/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h56


Antes do treino, o médico Gustavo Magliocca alertou sobre a pandemia, que vive pior momento no Brasil

Fora das pistas, a temporada 2020 da Fórmula 1 foi marcada pelas manifestações antirracistas de Lewis Hamilton e pela criação da força-tarefa “We Race as One”, ou “Correndo como um”, em português. E com o sinal verde do novo presidente da categoria, Stefano Domenicali, o heptacampeão da Mercedes espera ver mais ações e menos palavras por parte da categoria.

– Stefano (Domenicali) reservou um tempo para se sentar conosco e falar sobre como podemos trabalhar juntos para melhorar o esporte. No ano passado havia muitos slogans, mas é necessário mais ação este ano. Isso nos foi falado. Precisamos continuar a ter essa conversa e garantir que ações sejam tomadas este ano enquanto continuamos a lutar pela inclusão e diversidade dentro deste esporte – defendeu o britânico.

Domenicali já havia se mostrado favorável diante da manutenção da campanha “We Race as One”, defendendo que a categoria deve se comprometer com a promoção dos valores da diversidade e garantir que o público entenda que a F1 não está alheia ao resto do mundo.

Em 2020, a Fórmula 1 deu início ao projeto motivada por críticas de Lewis Hamilton após o homicídio do afroamericano George Floyd, quando o heptacampeão desabafou sobre se sentir sozinho em seus esforços. A maior parte dos pilotos se ajoelhava antes de cada corrida da última temporada, trajando camisetas com a inscrição “Pelo fim do racismo”.

Lewis Hamilton e pilotos se ajoelharam em protestos antirracistas na Fórmula 1 em 2020 — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lewis Hamilton e pilotos se ajoelharam em protestos antirracistas na Fórmula 1 em 2020 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Neste ano, a F1 retirou o arco-íris da iniciativa (referência ao símbolo utilizado o sistema de saúde do Reino Unido no combate ao coronavírus) e confirmou a pretensão de trazer também discussões como sustentabilidade, além de incluir em cada corrida um momento para que os pilotos expressem suas visões sobre questões importantes.

– Não tivemos muita discussão sobre as mensagens pré-corrida. Nos explicaram seus planos e estão fazendo alguns ajustes que acho positivos. Acho que estamos todos alinhados com o objetivo de alcançarmos isso juntos – concluiu Lewis Hamilton.

A temporada 2021 da Fórmula 1 terá início na próxima sexta-feira, dia 26 de março, com os primeiros treinos livres do GP do Bahrein.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe