Diário de São Paulo
Siga-nos

Grupo ultranacionalista japonês faz protesto em frente à Vila Olímpica

Um dia depois de o COI (Comitê Olímpico Internacional) ordenar que a delegação da Coreia do Sul removesse bandeiras provocativas ao Japão de apartamentos, um

olimpica
olimpica

Redação Publicado em 18/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h27


Em carro de som, ultranacionalistas protestam após saia-justa com bandeira da Coreia

Um dia depois de o COI (Comitê Olímpico Internacional) ordenar que a delegação da Coreia do Sul removesse bandeiras provocativas ao Japão de apartamentos, um protesto na porta da Vila Olímpica de Tóquio chamou a atenção na manhã deste domingo. O carro de um grupo ultranacionalista ficou parado em frente à instalação e duas pessoas, com um megafone ligado, emitiam palavras de ordem contra a Coreia do Sul. O veículo tinha, entre outros dizeres, uma bandeira japonesa antiga – conhecida no país como “Sol Nascente” – que remetia ao século passado.

A polícia logo chegou a pediu que o manifestante retirasse o carro dali. Ele, por sua vez, disse que não o moveria e que os policiais não tinham permissão para censurá-lo ou gravá-lo.

Os agentes, então, passaram a usar um decibelímetro para medir a altura dos sons emitidos pelo carro. Se ele ultrapassasse certa aferição, aí sim os policiais poderiam conduzi-lo para a delegação que ficava mais próxima.

Grupo de ultranacionalistas faz protesto em frente à Vila — Foto: João Gabriel Rodrigues

Grupo de ultranacionalistas faz protesto em frente à Vila — Foto: João Gabriel Rodrigues

Não foi necessário. Cerca de 30 minutos depois da abordagem, o carro se afastou da frente da Vila Olímpica.

Manifestações deste tipo feitas por ultranacionalistas japoneses são comuns em Tóquio. Dois alvos frequentes são as embaixadas da China e da Coreia do Sul.

Polícia fecha o acesso à pista próxima à Vila Olímpica — Foto: André Gallindo

Polícia fecha o acesso à pista próxima à Vila Olímpica — Foto: André Gallindo

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe