Diário de São Paulo
Siga-nos

Free Fire: os principais momentos do competitivo

Em 30 de setembro de 2017, Free Fire, um dos jogos mais populares e aclamados no mundo inteiro, chegava aos celulares. Desenvolvido pela 111dots Studio e

FREE FIRE
FREE FIRE

Redação Publicado em 25/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h02


Em 30 de setembro de 2017, Free Fire, um dos jogos mais populares e aclamados no mundo inteiro, chegava aos celulares. Desenvolvido pela 111dots Studio e publicado pela Garena, o battle royale rapidamente caiu nas graças dos jogadores, principalmente no Brasil. O sucesso foi tanto que, em 2019, surgiu a primeira liga oficial do game no país: a Free Fire Pro League. Desde então, o circuito competitivo continua quebrando recordes de audiência e escrevendo novas histórias.

A primeira edição Free Fire Pro League

Em março de 2019, acontecia pela primeira vez a Free Fire Pro League. Sediada nos estúdios da BBL em São Paulo, a competição foi realizada durante dois dias e consagrou a Tropa M3C como grande campeã. Além do título, conquistaram a vaga para a Free Fire World Cup, o primeiro campeonato mundial do battle royale, realizado na Tailândia, junto com a Golpistas Veteranos. A primeira edição da FFPL contou com qualifiers para definir os 12 participantes. Os quatro primeiros garantiam vaga direta para a edição seguinte.

Tropa M3C foi a primeira campeã da Free Fire Pro League — Foto: Leonardo Sang/BBL Esports

Tropa M3C foi a primeira campeã da Free Fire Pro League — Foto: Leonardo Sang/BBL Esports

NEW X e a conquista da segunda edição

Diante do grande potencial que o jogo contava na época, a segunda edição da Free Fire Pro League ganhou um novo formato. Agora, a competição nacional contava com duas etapas: fase de grupos e as finais. A primeira fase contou com 36 equipes dos qualifiers divididos em três grupos. Foi neste torneio, inclusive, que a LOUD apareceu para o cenário e hoje é uma das maiores organizações do Brasil. Já na segunda, era disputada pelos três primeiros de grupo na fase anterior mais os três primeiros colocados da FFPL 1. O título acabou ficando com a NEW X, que edição seguinte da liga representaria a paiN Gaming. Everton “Ubita” foi eleito o MVP do campeonato.

NEW X conquistou a segunda edição da Free Fire Pro League — Foto: Saymon Sampaio

NEW X conquistou a segunda edição da Free Fire Pro League — Foto: Saymon Sampaio

Timão no topo do Brasil e do mundo, e a última Pro League

Sem tantas mudanças em seu formato, a Free Fire Pro League 3 foi, sem dúvida nenhuma, a mais importante da história do jogo. A competição contou com a fase final realizada no Parque Olímpico da Barra no Rio de Janeiro, e teve o Corinthians como campeão, com Carlos “FIXA” sendo eleito o MVP do campeonato. Não bastando o título nacional, o Timão também conquistou o mundo ao vencer a Free Fire World Series em um final acirrado e emocionante. Além do título, Bruno “Nobru” foi eleito o melhor jogador do torneio. Foi nesta edição, inclusive, que ambas as competições bateram grandes recordes de audiência.

No Rio de Janeiro, o Corinthians foi o último campeão da Free Fire Pro League — Foto: Bruno Alvares & Cesar Galeão

No Rio de Janeiro, o Corinthians foi o último campeão da Free Fire Pro League — Foto: Bruno Alvares & Cesar Galeão

LOUD: os reis da América

Em janeiro de 2020, começava a Copa América de Free Fire. Ao lado de Corinthians e paiN Gaming, a LOUD foi para a Cidade do México em busca do título continental. Com um total de 1.725 pontos, se sagraram vencedores do torneio, levando para casa US$ 15 mil (R$ 61,5 mil na época). O Timão, que até então eram os atuais campeões mundiais, ficaram na quarta colocação, enquanto os Tradicionais terminaram a Copa em nono lugar. Este foi o último torneio internacional presencial antes da pandemia causada pela Covid-19.

Uma nova era para o competitivo: o início da LBFF

Diante do grande sucesso que foi a Free Fire Pro League, a Garena deu início a criação de uma nova liga, trazendo uma nova identidade e formato: a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF). A competição teve início em fevereiro do ano passado e passou a adotar o formato de fase regular, com jogos ao longo de seis finais de semana. Desde a sua primeira temporada, a LBFF alcançou diversas conquistas de expressão, se tornando um dos campeonatos de esports mais populares e de maior audiência do país.

Todos os campeões e MVP da LBFF

  • Primeira temporada (2020)
    Campeão: Team Liquid
    MVP: JapaBKR (Team Liquid) – 112 abates em 78 quedas (média de 1,43 abates/queda)
  • Segunda temporada (2020)
    Cancelada por conta da pandemia causada pela Covid-19
  • Terceira temporada (2020)
    Campeão: SS Esports
    MVP: Cauan7 (SS Esports) -138 abates em 84 quedas (média de 1,64 abates/queda)
    Brabo da galera: Nobru (Corinthians)
  • Quarta temporada (2021)
    Campeão: Fluxo
    MVP: RuanX5 (Santos) – 111 abates em 81 quedas (média de 1,37 abates/queda)
    Brabo da galera: Will (LOUD)
  • Quinta temporada (2021)
    Campeão: Vivo Keyd
    MVP e Brabo da galera: Syaz (Fluxo) – 132 abates em 81 quedas (média de 1,63 abates/queda)

JapaBKR e o 300º abate

Durante a quinta temporada da LBFF, Jonatha “JapaBKR” entrou para a história ao conquistar pela primeira vez o 300º abate na competição. Dono de dois títulos da liga, sendo um pela Team Liquid em 2020 e outro pelo Fluxo nesta temporada, o jogador conquistou tal feito durante o primeiro dia da segunda semana pela LBFF 5, onde na 5ª queda do mapa Kalahari, abateu Riquelme “RiccK”, da paiN Gaming.

LOUD e o milésimo abate

Ainda sobre número de abates, outra menção a se fazer é sobre a LOUD. A organização, que ainda busca sua primeira conquista na LBFF, foi a primeira na história alcançar a marca de mil abates. A façanha aconteceu durante a segunda queda, válida pela sétima rodada da LBFF, quando Ariano “Kroonos” abateu Thiago “Field11”, até então jogador da FURIA, aos 4 minutos 8 segundos.

Nomes que começaram na FFPL e competem até hoje

Muitos atletas bastante conhecidos da comunidade, e que já disputaram a Free Fire Pro League em seus primórdios, seguem competindo na LBFF. Nomes como Kroonos, FIXA, Ramon “GGeasy”, Heverton “ShariiN” estão na ativa em torneios do battle royale. Outro nome que está presente nas transmissões desde o início é Diego Hads, que hoje é um dos principais narradores do país. Além disso, a INTZ é a única equipe que esteve desde o início da extinta FFPL e segue ativa no cenário competitivo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias