Diário de São Paulo
Siga-nos

Fora da pole, Hamilton e Verstappen criticam asfalto de Portimão

Após perderem a pole do GP de Portugal para Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, o segundo, e Max Verstappen, o terceiro, criticaram o asfalto do circuito de

Hamilton
Hamilton

Redação Publicado em 01/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h24


Dupla reclama da falta de aderência da pista do palco do GP de Portugal; Bottas foi o mais veloz neste sábado, com Lewis em segundo e, Max, em terceiro

Após perderem a pole do GP de Portugal para Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, o segundo, e Max Verstappen, o terceiro, criticaram o asfalto do circuito de Portimão que, segundo eles, tem uma superfície muito escorregadia.

– Eu não consegui aproveitar uma volta sequer nesse fim de semana por causa do estado da pista. O traçado é incrível, mas o nível de aderência não é bom. Sei que é igual para todos, mas, pessoalmente, não é divertido para guiar. Eu lembro de vir aqui antes do GP do ano passado e essa pista estava no meu top 3 de melhores pistas, mas aí eles mudaram o asfalto e parou de ser divertida – afirma Verstappen.Critico do asfalto de Portugal, Hamilton também citou o caso da Turquia, que trocou o asfalto faltando pouco tempo para o GP do ano passado e, com chuva, teve show de rodadas e escapadas dos pilotos.

– No ano passado aqui, tivemos o mesmo tipo de problema, com uma janela de aderência muito pequena. Eu não entendo o que fizeram para tornar pior. A pista da Turquia costumava ter boa aderência e, obviamente, na última vez que fomos lá, tínhamos quase nenhuma. Estamos indo cada vez mais para circuitos que estão trocando o asfalto, então não é legal sofrer para ter aderência. Já é difícil de seguir o outro carro, e ai você tem esse fator em cima de tudo… – questiona Hamilton.

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP de Portugal F1 2021 — Foto:  Mark Thompson/Getty Images

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP de Portugal F1 2021 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Já o pole Bottas, apesar de reconhecer a baixa aderência da pista portuguesa, minimizou a importância desse fator.

– Eu gosto do traçado com as mudanças de elevação. Dá uma personalidade e tem todos os tipos de curva, então é bom. Mas com a baixa aderência, tudo fica ainda mais desafiador. Com certeza é menos divertido do que um asfalto cheio de aderência, mas é o mesmo para todos e é sobre extrair o máximo de performance desse cenário – explica o finlandês.

Bottas conquistou neste sábado sua primeira pole position desta temporada da Fórmula 1. O finlandês venceu o duelo com o companheiro de Mercedes Hamilton, pela pequena margem de 0s007, no treino classificatório do GP de Portugal, em Portimão. Max Verstappen foi o terceiro colocado, seguido do companheiro de RBR Sergio Pérez.

O GP de Portugal de Fórmula 1 começa às 11h (de Brasília) deste domingo, e o ge acompanha em Tempo Real.

Arte de infos e horários do GP de Portugal — Foto: Infoesporte

Arte de infos e horários do GP de Portugal — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe