Diário de São Paulo
Siga-nos

Férias para quem? Diretoria do Santos inicia mês mais trabalhoso em busca de técnico e reforços

Dezembro é um dos meses mais esperados pelo jogador que atua no futebol brasileiro. É quando as férias chegam e os atletas têm um longo período de descanso.

Férias para quem? Diretoria do Santos inicia mês mais trabalhoso em busca de técnico e reforços
Férias para quem? Diretoria do Santos inicia mês mais trabalhoso em busca de técnico e reforços

Redação Publicado em 01/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h38


Atletas farão último jogo da temporada neste domingo e curtirão o período de descanso; por outro lado, começa o mês mais corrido para os dirigentes

Dezembro é um dos meses mais esperados pelo jogador que atua no futebol brasileiro. É quando as férias chegam e os atletas têm um longo período de descanso. Em contrapartida, é o mês que mais dá trabalho aos dirigentes, com negociações e o planejamento para a temporada seguinte. É exatamente o que acontece no Santos.

Com o planos para 2019 atrasados, já que segue em busca de um técnico – Cuca anunciou que não permanece no Santos por causa de problemas cardíacos –, a diretoria do Santos terá de correr para definir os rumos que o clube seguirá no próximo ano.

Já garantido na Sul-Americana e sem mais pretensões no Campeonato Brasileiro, o Santos faz o último jogo da temporada neste domingo, às 17h (de Brasília). contra o Sport, na Ilha do Retiro. Depois disso, no restante de 2018, todo o trabalho estará nas mãos da diretoria.

Abaixo, o GloboEsporte.com destaca as principais pendências do Santos no último mês de 2018.

Novo técnico

Sem comandante, sem planejamento. A prioridade do Santos nessa reta final de ano é acertar o quanto antes com um técnico. Abel Braga é o plano A, mas o Peixe tem um grande concorrente pela frente: o Flamengo, que teve os planos frustrados após Renato Gaúcho decidir permanecer no Grêmio. Pessoas próximas afirmam que o treinador está entusiasmado com a possibilidade de comandar o Rubro-Negro e permanecer no Rio de Janeiro.

Recentemente, o presidente José Carlos Peres chegou a dizer que gostaria de contar com o treinador “para ontem”. No momento, a diretoria santista não tem plano B. O Peixe já havia tentado sua contratação em outros dois momentos de 2018:

  1. No início do ano, Abel preferiu ficar no Fluminense;
  2. Quando o Santos demitiu Jair Ventura, Abel disse que não assumiria nenhuma equipe durante a temporada.

Abel, inclusive, venceu a enquete promovida pelo GloboEsporte.com para assumir o Santos em 2019. Luxemburgo e Emerson Leão completaram o pódio.

Abel Braga é o plano A do Santos para assumir a equipe em 2019 — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Abel Braga é o plano A do Santos para assumir a equipe em 2019 — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Reforços

Após acertar com um treinador, o Santos se lançará ao mercado. Peres já avaliou as posições que pretende buscar para o Peixe na próxima temporada.

Em 2018, o Santos contratou sete jogadores (Eduardo Sasha, Gabigol, Dodô, Carlos Sánchez, Derlis González, Bryan Ruiz e Felippe Cardoso), mas ainda assim sofreu com o curto elenco, tendo de promover jovens da base ou improvisar jogadores.

O Peixe buscará ao menos um zagueiro, um lateral-esquerdo, um volante, um meia e um centroavante (já que perderá Gabigol, artilheiro do Campeonato Brasileiro, pois seu empréstimo termina em dezembro e não será renovado).

Renovações

Outra pendência é negociar a permanência de atletas, algo que Cuca considerou a prioridade da diretoria para 2019 antes de se despedir do comando do Peixe. O técnico, inclusive, indicou um possível desmanche no elenco e revelou propostas por jogadores titulares.

Manter Dodô, titular absoluto do Santos, é o principal objetivo. O lateral está emprestado pela Sampdoria, da Itália, até o fim deste ano, e já avisou que estaria disposto a abrir mão de parte do seu salário para permanecer no Peixe em 2019.

Outro com situação indefinida é Diego Pituca. Peres afirmou que chegou ao limite para conseguir um novo o vínculo do volante por mais dois anos – o atual termina em 2021, mas tem multa baixa: R$ 8 milhões. O jogador recebe salário de aspirante, um dos menores do elenco do Santos. Clubes brasileiros já demonstraram interesse.

Compartilhe  

últimas notícias