Diário de São Paulo
Siga-nos

Experiência, atenção ao mercado e reforço futuro: como o Palmeiras trabalha a base no Paulistão

Atual campeão paulista, o Palmeiras tem usado o torneio estadual de 2021 para dar espaço aos atletas mais jovens e assim tentar enfrentar a maratona de jogos

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 23/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h26


Garcia, Fabinho e Giovani ganham sequência e são elogiados no Verdão; nova safra pode ser alternativa caseira para o elenco de Abel Ferreira

Atual campeão paulista, o Palmeiras tem usado o torneio estadual de 2021 para dar espaço aos atletas mais jovens e assim tentar enfrentar a maratona de jogos durante a fase de grupo da Libertadores. Mas o planejamento é para que a competição sirva também para o futuro do clube. O Verdão enfrenta o Guarani nesta sexta-feira, às 20h, em Campinas.

Com pouco tempo para treinar, o técnico Abel Ferreira tem dado espaço a uma nova safra de revelações do Palmeiras. O zagueiro Renan, de 18 anos e autor do gol da vitória contra o Universitario, tem aproveitado as oportunidades desde a temporada passada.

Em 2021, os laterais Garcia (19 anos) e Vanderlan (18), o meio-campista Fabinho (19) e o atacante Giovani (17) são alguns dos que despontam e causam expectativa positiva na diretoria. Mesmo com o clube no mercado trabalhando por reforços, eles são acompanhados com atenção.

– Acreditamos no que estamos fazendo. O Fabinho está crescendo. Temos a consciência do que fizemos na temporada passada com a revelação, a oportunidade que demos aos atletas não tem como se repetir. Mas nós sabemos que temos força suficiente nesse segmento, de dar oportunidade aos atletas da base, como grande força nossa. Sabemos que acertamos em contratações pontuais. Sabemos que precisamos trazer outras peças para aumentar a competitividade da própria equipe, mas vamos fazer com responsabilidade – afirmou o diretor de futebol Anderson Barros.

No dia a dia da Academia de Futebol, a maior participação dos jovens no elenco profissional é vista também como alternativa para caso algum atleta seja negociado na janela de transferências da Europa no meio do ano.

Destaques como Gabriel Menino, Patrick de Paula, Gabriel Veron e Danilo, que ganharam espaço no elenco profissional em 2020 e hoje estão consolidados no elenco, são especulados como possíveis alvos de clubes do exterior.

Fabinho, Renan e Raphael Veiga, do Palmeiras, antes do jogo contra o Universitario — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Fabinho, Renan e Raphael Veiga, do Palmeiras, antes do jogo contra o Universitario — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Preocupado com a saúde financeira do clube em mais uma temporada de crise provocada pela pandemia do coronavírus, o Palmeiras não descarta negociar alguns de seus destaques.

– Ninguém gostaria de vender, mas a crise pode vir a ditar uma determinada decisão, a necessidade financeira pode nos levar a ter que tomar. Graças a um trabalho que o Palmeiras desenvolveu, ele tem ativo suficiente hoje para atender essa expectativa. Se a crise indicar que é necessário vender, venderemos, mas a ideia inicial não é se desfazer. Não fizemos até agora. Quantas já não vendemos pelo o que vimos na imprensa? Em nenhum momento o Palmeiras fez qualquer movimento nesse sentido. Mas, mais uma vez, se a crise assim indicar, teremos que fazer – disse o dirigente.

Novamente com uma escalação alternativa, o Palmeiras volta a campo nesta sexta-feira pelo Campeonato Paulista para enfrentar o Guarani, às 20h, no Brinco de Ouro.

O Verdão está na terceira posição do Grupo C do torneio estadual, com nove pontos. O Red Bull Bragantino lidera a chave com 20 pontos, seguido pelo Novorizontino com 14 pontos.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe