Diário de São Paulo
Siga-nos

Exercícios na gestação podem trazer diversos benefícios para a mãe e o bebê

Segundo Bia Faé, personal trainer que trabalha de forma individualizada com mulheres na pré-gestação, gravidez e pós-parto, o recomendado é uma combinação do

Exercícios
Exercícios

Redação Publicado em 27/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h39


Exercício físico é um dos maiores aliados para uma gestação saudável. Aproveite este momento único e saiba como criar bons hábitos para a vida toda

A gestação trata-se de um momento único, e oferece uma ótima oportunidade para criar hábitos saudáveis permanentes. A conexão entre mãe e bebê começa neste autocuidado. Manter-se ativa ao longo da gestação e alimentar-se de forma equilibrada são fatores fundamentais para uma gestação saudável.

Mas, o que necessariamente significa “manter-se ativa” durante a gestação? Grávida pode fazer exercício? Pilates? Academia? Corrida?

Segundo Bia Faé, personal trainer que trabalha de forma individualizada com mulheres na pré-gestação, gravidez e pós-parto, o recomendado é uma combinação do treinamento de força e de resistência aeróbica, além de modalidades como yoga, alongamento, e o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. Exercícios aquáticos, como a hidroginástica, também são uma ótima opção.

Por outro lado, nesta fase são contraindicados exercícios em temperaturas elevadas, que exigem maior equilíbrio, de alto rendimento, de maior altitude e os que podem ocasionar possíveis traumas e acidentes.

– É importante reforçar que a gestante precisa se sentir motivada e feliz para praticar exercício. Por isso, é importante escutar o que ela deseja e avaliar se é seguro e se é possível incluir na prescrição – afirma Bia.

Além disso, a personal trainer ressalta que, antes de iniciar a prática de exercício físico, é preciso autorização médica.

– Por ser tratar de um período de grandes mudanças fisiológicas, é importante lembrar que a prática de exercícios deve ser supervisionada por um profissional especializado e qualificado, e os principais objetivos devem ser a promoção da saúde e do bem-estar materno e fetal.

Confira alguns benefícios do exercício durante a gravidez:

  • Diminui a ansiedade.
  • Melhora a autoestima, gerando sensação de bem-estar e alegria.
  • Controla o ganho de peso excessivo.
  • Ameniza dores e desconforto ao longo da gestação.
  • Diminui o inchaço.
  • Melhora o condicionamento físico.
  • Diminui as chances de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão.
  • Auxilia na recuperação mais rápida do corpo no pós-parto.

Os exercícios ainda promovem resistência e preparam o corpo da mamãe para o esforço necessário durante o trabalho de parto. Alguns movimentos ajudam na abertura da pelve e facilitam a saída do bebê no momento do nascimento. Por isso, é tão importante se movimentar ao longo da gestação. Experimentar posições, trabalhar mobilidade, respiração e fortalecer o corpo, principalmente grupamentos que serão sobrecarregados ao longo da gestação.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe