O campeonato de 2021 da Extreme E terá largada neste fim de semana. A categoria off road contará com carros elétricos e, entre os meses de abril e dezembro, percorrerá cinco diferentes paisagens com nove equipes e 18 pilotos para trazer conscientização sobre a preservação ambiental – incluindo a Floresta Amazônica, no Brasil. As novidades contam também com a participação feminina e a presença de nomes notórios do automobilismo, entre os quais estão antigos rivais da Fórmula 1, como Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Jenson Button.

O SporTV 2 transmite ao vivo as semifinais e a final da prova na manhã deste domingo, 4, a partir das 7h (de Brasília).

Carro sustentável

O Odyssey 21, fabricado pela mesma marca que desenvolve os monopostos da Fórmula E, é totalmente elétrico, sem perder a essência e a potência necessária para provas off-road. Com bateria capaz de gerar até 400 kilowatts de potência, equivalente a 550 cv, o carro pode chegar a 200 km/h.

Reencontro de rivais da F1

A Extreme E contará com a presença de importantes nomes da Fórmula 1- dentro e fora dos cockpits. Atrás do volante, a equipe JBXE contará com Jenson Button, campeão mundial em 2009 pela Brawn GP. O inglês, que também será chefe do time, participou de 18 temporadas da F1, disputando 306 GPs por equipes como McLaren, Honda e Williams.

Além de piloto da JBXE, Jenson Button também comandará equipe da Extreme E — Foto: Divulgação

Além de piloto da JBXE, Jenson Button também comandará equipe da Extreme E — Foto: Divulgação

Já o atual heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton participará comandando a equipe X44. Além do reencontro com Button, o piloto da Mercedes também enfrentará outro antigo rival: Nico Rosberg, campeão de 2016 da F1 e chefe da Rosberg X Racing.

Preservação do meio ambiente

Além de utilizar carros sustentáveis, a Extreme E pretende deixar um legado socioambiental ao longo das etapas. A categoria contará com um comitê científico que vai auxiliar no desenvolvimento de projetos de preservação dos biomas a serem implementados mesmo após as provas. O objetivo é trazer luz para problemas como o desmatamento, a desertificação, o aumento nas temperaturas e o derretimento de geleiras, desafios ambientais enfrentados no mundo hoje.

Chamada do XPrix do Deserto, estreia da Extreme E

Chamada do XPrix do Deserto, estreia da Extreme E

Da terra ao gelo

O campeonato começa neste fim de semana com o Desert X-Prix da Arábia Saudita, no deserto da região de Al-Ula. A prova seguinte, em 29 e 30 de maio, será no já conhecido palco do rali mundial em Dakar, capital do Senegal, que antecede a etapa ártica da Groenlândia, no vilarejo de Kangerlussuaq, em 28 e 29 de agosto.

Extreme E correrá na Groenlândia em agosto — Foto: Divulgação

Extreme E correrá na Groenlândia em agosto — Foto: Divulgação

Nos dias 23 e 24 de outubro, a categoria desembarca em Santarém, no estado brasileiro do Pará, no meio da Floresta Amazônica. A etapa de encerramento será realizada em 11 e 12 de dezembro na fria província de Tierra del Fuego, no extremo Sul da Argentina, na região da Patagônia.

No coração da Amazônia

Terra da Floresta Nacional dos Tapajós, de grande diversidade cultural e palco do encontro dos rios Tapajós e Amazonas, a cidade paraense de Santarém, terceira maior do estado, vai sediar a penúltima etapa da Extreme E nos dias 23 e 24 de outubro.

Além do desenvolvimento de iniciativas para promover a preservação da região amazônica, contando com o especialista Francisco Oliveira, a intenção é que o trecho percorrido pelas equipes também seja reflorestado após a prova.

Extreme E terá etapa em Santarém, no Pará — Foto: Divulgação

Extreme E terá etapa em Santarém, no Pará — Foto: Divulgação

Em 2019, a cidade foi alvo de uma série de incêndios nas regiões da Capadócia e de Alter do Chão, que consumiu mais de mil hectares de vegetação na localidade.

Força feminina

De olho em promover também a participação feminina no automobilismo, a Extreme E terá equipes com duplas formadas por homens e mulheres. No grid, além de Jamie Chadwick, estarão a alemã Claudia Hürtgen (Cupra XE), campeã austríaca de turismo e terceira colocada nas 24 Horas de Le Mans de 1998; Laia Sanz (Sainz XE Team), 13 vezes campeã mundial feminina de moto-trial e Catie Munnings (Andretti United), piloto britânica de rali.

Jamie Chadwick, campeã da W Series e piloto da Veloce Racing na Extreme E — Foto: Divulgação

Jamie Chadwick, campeã da W Series e piloto da Veloce Racing na Extreme E — Foto: Divulgação

Participam também Sara Price (Chip Ganassi Racing), campeã norte-americana de motocross; Christine Giampaoli (Hispano Suiza XITE), piloto ítalo-espanhola de rali; Mikaela Åhlin-Kottulinsky (JBXE), piloto sueca de turismo; Molly Taylor (Rosberg X Racing), campeã mais jovem do raliaustraliano e Cristina Gutiérrez (X44), campeã espanhola de off-road.

Formato

As provas da Extreme E serão realizadas nos sábados e domingos. As provas são realizadas em circuitos fechados, com cerca de 9km de comprimento por volta.

O que acontece no sábado?

  • Classificação 1
  • Classificação 2

Como funcionam as classificações ?

Todos os nove times participarão das duas sessões de classificações, uma pela manhã e, a outra, à tarde. Cada sessão de classificação consiste em duas voltas cronometradas. Uma volta para o piloto homem e uma para a piloto mulher. A soma dos tempos dos dois pilotos de cada equipe determinará a posição final no sábado (pelo menos para esta etapa de Alula, na Arábia, por conta da poeira, o formato será este.

Ao final das duas classificações, as equipes recebem pontos pela posição em que terminaram.

1ª: 12 pontos
2ª: 11 pontos
3ª: 10 pontos
4ª: 9 pontos
5ª: 8 pontos
6ª: 7 pontos
7ª: 6 pontos
8ª: 5 pontos
9ª: 4 pontos

Os três melhores classificados no sábado avançam à semifinal. O quarto, o quinto e o sexto disputam a “corrida maluca” (Crazy Race), enquanto o sétimo o oitavo e o nono disputam o “shootout”

O que acontece no domingo?

Quatro corridas (sempre com máximo de três carros na pista ao mesmo tempo) serão realizadas:

  • O “shootout” (determina as posições finais entre o 7º, o 8º e o 9º)
  • A corrida maluca (O 1º colocado avança à final)
  • A semifinal (O 1º e 2º colocado avançam à final)
  • A final (A duas melhores equipes da semifinal e a vencedora da corrida maluca disputam as três primeiras posições do fim de semana)

A ordem do grid na corrida final é definida pelo público através da plataforma Gridplay.

Ao final de cada etapa, todos os competidores pontuam.

1ª: 25 pontos
2ª: 19 pontos
3ª: 18 pontos
4ª: 15 pontos
5ª: 12 pontos
6ª: 10 pontos
7ª: 8 pontos
8ª: 6 pontos
9ª: 4 pontos

Fãs decidem grid final

O público poderá decidir o grid de largada da final do Desert X Prix através do site da Extreme E ou pelo Twitter da categoria. A escolha, que já está aberta, segue até uma hora antes do início da repescagem e também incluirá os votos das equipes eliminadas ao longo da prova.

Nomes notórios do rali

O grid de 18 pilotos da Extreme E na Arábia Saudita contará com dois nomes importantes do rali. Um deles eles é Carlos Sainz, piloto e chefe da Sainz XE Team. Pai de Carlos Sainz Jr, titular da Ferrari na Fórmula 1, o espanhol é bicampeão do Mundial de Rali e tem três títulos do Rally Dakar – o último em 2020, aos 57 anos.

Carlos Sainz e Sébastien Loeb no Mundial de Rali de 2005 — Foto: Reporter Images/Getty Images)

Carlos Sainz e Sébastien Loeb no Mundial de Rali de 2005 — Foto: Reporter Images/Getty Images)

O francês Sebastien Loeb, lenda do rali e dono de nove títulos mundiais, é outro importante nome da categoria que marcará presença na Extreme E correndo pela equipe de Lewis Hamilton, a X44.

Confira o grid completo da Extreme E

ABT CUPRA XE – #125 – Mattias Ekström / Claudia Hürtgen
ACCIONA | Sainz XE Team – #55 – Carlos Sainz / Laia Sanz
Andretti United – #23 – Timmy Hansen / Catie Munnings
Segi TV Chip Ganassi Racing – #99 – Kyle LeDuc / Sara Price
Hispano Suiza XITE Energy Team – #42 – Oliver Bennett / Christine Giampaoli
JBXE – #22 – Jenson Button / Mikaela Åhlin-Kottulinsky
Rosberg X Racing – #6 – Johan Kristoffersson / Molly Taylor
Veloce Racing – #5 – Stéphane Sarrazin / Jamie Chadwick
X44 – #44 – Sébastien Loeb / Cristina Gutiérrez

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.