Diário de São Paulo
Siga-nos

Especialistas japoneses recomendam Olimpíadas sem público

Especialistas japoneses entregaram na manhã desta sexta-feira um relatório recomendando a ausência total de público durante a realização dos Jogos Olímpicos.

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 18/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h31


Em reunião realizada nesta sexta-feira, presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto, recebeu estudo feito por autoridades médicas e diz que trabalho será avaliado para a decisão

Especialistas japoneses entregaram na manhã desta sexta-feira um relatório recomendando a ausência total de público durante a realização dos Jogos Olímpicos. O estudo, elaborado por autoridades médicas locais, reforça a necessidade de que seja evitada ao máximo a contaminação do coronavírus.

Na conferência, a presidente do Comitê Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, frisou que os organizadores levariam em consideração as informações do estudo na análise final para resposta definitiva quanto à presença ou não de espectadores locais (já está descartada à entrada de pessoas vindas de outros países).

Entre outros pontos, o relatório salienta o fato de os Jogos serem realizados em um período de muita circulação em Tóquio, principalmente em virtude das férias escolares e da estação do ano (verão), também muito convidativa para o aumento do fluxo de locais e turistas japoneses na capital.

– Este difere dos eventos esportivos comuns em sua escala e interesse social. E por ocorrer paralelamente às férias de verão, existe o risco de que os movimentos de pessoas e as interações durante os Jogos Olímpicos aumentem a contaminação e sobrecarreguem o sistema médico – cita um dos trechos do trabalho.

Sempre ressaltando que a forma mais segura de conter a proliferação do vírus seria a ausência total de espectadores, o relatório adverte que, caso seja permitida a presença de público (mesmo que limitada), teriam de ser tomadas medidas ainda mais rígidas das que são adotadas nas ligas profissionais no Japão, como no futebol e no beisebol, que permitem um número reduzido de torcedores nas arenas.

Primeiro Ministro é a favor de Olimpíadas com público

Na quinta-feira o Primeiro Ministro do Japão, Yoshihide Suga, mostrou-se a favor de que os Jogos sejam realizados com público. Nesta semana ele publicou uma determinação do governo central limitando o público em eventos no país ao máximo de 10 mil espectadores ou 50% da capacidade das arenas, o número que for menor.

Caso o país esteja em estado de emergência, este limite cai para 5 mil espectadores. Tóquio atualmente está em estado de emergência, mas as limitações serão suspensas a partir de segunda-feira, 21 de junho.

– Eles vão decidir fazer algo nas mesmas linhas do que está sendo feito no Japão – disse Suga, na coletiva em que anunciou a suspensão do estado de emergência.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias