Diário de São Paulo
Siga-nos

Disputas, treino e testes: Seleção inicia preparação para estreia na Copa América nesta sexta-feira

Depois de dois dias de descanso após a vitória sobre o Paraguai por 2 a 0, no Defensores del Chaco, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira

SELEÇÃO
SELEÇÃO

Redação Publicado em 11/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h26


Depois de dois dias de descanso após a vitória sobre o Paraguai por 2 a 0, no Defensores del Chaco, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira se reapresenta nesta sexta-feira, em São Paulo, com vagas abertas em diferentes setores para a Copa América. A reapresentação está marcada para o almoço, com treino de tarde e, pela noite, nova bateria de testes de Covid-19.

O Brasil abre a Copa América no domingo, 17h, no estádio Mané Garrincha. O técnico Tite vai avaliar a equipe a colocar em campo depois de série de mexidas nos últimos quatro jogos de Eliminatórias, quando teve desfalques que abriram espaços para novas caras no time.

A primeira disputa aberta é no gol, com Alisson e Ederson. O último atuou em Assunção, pois era parte de ideia de jogo contra o Paraguai, que pressionaria a seleção brasileira no ataque. O goleiro do Manchester City, com enorme facilidade na saída de bola, jogou e foi muito bem.

No meio de campo, Fred atuou nas últimas duas partidas em posição que tinha Douglas Luiz como titular até a suspensão para a partida contra o Equador. Mas Paquetá atuou na função em parte do primeiro e do segundo jogo (contra o Paraguai). Ele se destacou e ainda fez um gol no Defensores del Chaco. Foi com passe dele que o Brasil iniciou jogada para tirar o zero do placar no confronto das Eliminatórias contra uma bem fechada Venezuela, no Morumbi, em novembro do ano passado.

No ataque a disputa segue. Tite adapta cada vez mais a escalação com o que enxerga de encaixes e dificuldades de acordo com o adversário. Gabriel Jesus, que teve ótima atuação contra o Paraguai, e Roberto Firmino, que não tão bem, começaram contra o Paraguai. Mas se tiver condições, Gabigol vai buscar outra chance. Depois de polêmica com a diretoria do Flamengo, ele vai ser reavaliado pelo departamento médico na reapresentação.

Na defesa, existe a possibilidade de retorno de Thiago Silva, que se apresentou à Seleção para seguir tratamento da lesão que teve na final da Liga dos Campeões, com o Chelsea, no dia 29 de maio. A expectativa é de que volte a treinar com o grupo. O substituto Éder Militão teve atuações seguras.

As escalações

No jogo contra o Equador, pela sétima rodada das Eliminatórias, Alisson, Fred, Paquetá e Gabigol começaram jogando. Gabriel Jesus e Firmino entraram no decorrer da partida.

Escalação contra o Equador: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Alex Sandro; Casemiro, Fred (Gabriel Jesus, aos 16/2ºT), Lucas Paquetá; Richarlison (Fabinho, aos 45/2ºT), Neymar e Gabigol (Roberto Firmino, aos 30/2ºT)

Contra o Paraguai, na rodada seguinte, Tite optou por Ederson, Fred, Gabriel Jesus e Firmino entre os titulares.

Gabigol e Roberto Firmino disputam vaga no time — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Gabigol e Roberto Firmino disputam vaga no time — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Escalação contra o Paraguai: Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Lucas Paquetá, no intervalo) e Roberto Firmino (Douglas Luiz, aos 27/2ºT); Gabriel Jesus (Gabigol, aos 35/2ºT), Richarlison (Éverton Cebolinha, aos 35/2ºT) e Neymar.

Lucas Paquetá e Gabigol começaram no banco, mas entraram no segundo tempo. Paquetá marcou o segundo gol brasileiro no último minuto, após lance de Neymar.

Gol do Brasil! Neymar toca para Lucas Paquetá que amplia, aos 47' do 2º T

Gol do Brasil! Neymar toca para Lucas Paquetá que amplia, aos 47′ do 2º T

Tite vai começar a desenhar o time da estreia nesta sexta-feira. A equipe enfrenta a Venezuela no próximo domingo, pela primeira rodada da Copa América, às 18h. Está previsto um treino na parte da tarde, no CT do São Paulo. No sábado, a delegação brasileira faz mais um treino e deixa São Paulo de noite. A previsão de chegada em Brasília é para as 23h.

A Seleção é a atual campeã da Copa América. Venceu de forma invicta a última edição do torneio, também disputada no Brasil, em 2019.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias