Diário de São Paulo
Siga-nos

Investigação relata abusos físicos, emocionais e sexuais na ginástica da Austrália

A Comissão de Direitos Humanos da Austrália divulgou nesta segunda-feira o resultado de uma investigação independente sobre abusos na ginástica artística do

INVESTIGAÇÃO
INVESTIGAÇÃO

Redação Publicado em 03/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h20


Comissão de Direitos Humanos da Austrália identifica cultura tóxica de “vencer a qualquer custo” na modalidade e faz série de recomendações contra assédio

A Comissão de Direitos Humanos da Austrália divulgou nesta segunda-feira o resultado de uma investigação independente sobre abusos na ginástica artística do país. Depois de uma série de denúncias de julho de 2020, a entidade entrevistou atletas, ex-atletas, familiares de atletas, técnicos e funcionários da ginástica e chegou a conclusão de que uma cultura tóxica na modalidade contribuiu para abusos físicos, emocionais e sexuais de jovens ginastas.

Entre os problemas identificados pelo relatório independente estão uma abordagem de “vencer a qualquer custo”, a pouca idade das ginastas femininas, uma cultura de controle e uma tolerância a comportamentos negativos. A investigação ainda critica o foco contínuo na busca pelo “corpo ideal”, especialmente entre as jovens ginastas.

Com base no relatório, a Comissão de Direitos Humanos fez uma série de 12 recomendações à Confederação Australiana de Ginástica (Gymnastics Australia), que já prometeu adotar todas elas. Entre as recomendações estão incluir a educação como habilidade a desenvolver com os treinadores, aumentar o envolvimento e a responsabilidade do técnico, ampliar a compreensão do esporte sobre abuso infantil e negligência, encorajar o empoderamento de atletas, além de investigar todas as denúncias relacionadas a assédio e bullying.

– A Gymnastics Australia pede desculpas sem reservas a todos os atletas e familiares que sofreram qualquer forma de abuso durante a prática do esporte. Também agradecemos aos atletas e outros membros da comunidade que se envolveram no processo de revisão e reconhecemos sua bravura em fazê-lo. A Gymnastics Australia agradece à Comissão Australiana de Direitos Humanos por suas conclusões consideradas e adotará todas as 12 recomendações contidas no relatório.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias