Diário de São Paulo
Siga-nos
Finalista!

Com atuação de gala, Brasil derrota Itália e chega à final do Mundial

A partida aconteceu na tarde desta quinta-feira (13)

A seleção soube lidar muito bem com a pressão - Imagem: reprodução/Twitter @timebrasil
A seleção soube lidar muito bem com a pressão - Imagem: reprodução/Twitter @timebrasil

Thais Bueno Publicado em 13/10/2022, às 18h31


O Brasil está na final do Mundial de Vôlei feminino!

Na tarde desta quinta-feira (13), em Apeldoorn, Holanda, o Brasil conseguiu uma vitória imperativa contra a Itália por 3 sets a 1 (25x23, 22x25, 26x24 e 25x19) e chegou à grande final do campeonato. 

A seleção brasileira soube lidar muito bem com a pressão ao entrar em quadra, em uma semifinal, contra as favoritas ao título.

Essa foi a segunda vitória do Brasil contra as italianas neste campeonato. A primeira ocorreu ainda na segunda fase do campeonato, em que as brasileiras ganharam por 3 sets a 2, com show de Gabi Guimarães, em um jogo sofrido

Na partida desta quinta, Carol esteve incansável nos bloqueios e ignorou os 30 pontos de Paola Egonu para garantir seu lugar na disputa pelo título.

Do lado do Brasil, o destaque, além da central, foi a camisa 10 Gabi, com 20 pontos.

A seleção treinada por José Roberto Guimarães teve novidades no time titular. Rosamaria e Lorenne estiveram em quadra desde o início - as duas vindas de ótimas atuações contra o Japão nas quartas de final. O começo do set foi equilibrado, com cada ponto sendo disputado.

Foi somente no final do primeiro set que a seleção conseguiu abrir uma certa vantagem: Carol colocou o Brasil à frente e deixou o placar em 24x22. A Itália até tentou, mas um erro de Egonu fechou em 25x23.

O segundo set foi mais complicado para as brasileiras. Embora tenham começado muito bem e aberto um 8x5, as italianas se recuperaram e viraram a parcial. O Brasil virou de novo e, a partir daí, a partida foi ponto a ponto. Sylla fez a Itália empatar em sets com um ataque: 25x22.

O terceiro set começou com uma seleção brasileira impositiva. Em certo momento, um erro da oposta italiana deixou o placar em 13x9 para as comandadas de Zé Roberto. Contudo, o ritmo delas caiu e a Itália encostou: 21x21. 

As europeias chegaram ao set point, mas o Brasil lutou muito para não deixar que elas virassem o jogo. Com muita vontade, a seleção chegou à virada. Lorenne, com uma pancada, fechou o set em 26/24.

O quarto set foi o mais tranquilo para a seleção brasileira, que fez um jogo primoroso de forma geral. Dessa forma, a última parcial só coroou a atuação do Brasil. No início, a equipe de Zé abriu 4x0 com três bloqueios seguidos de Carolana. 

A Itália chegou a encostar, mas as brasileiras cresceram no jogo: Gabi, com bonito ataque no fundo, fez 14x7. As italianas ameaçaram buscar, mas mais um bloqueio de uma das melhores centrais do mundo fechou a conta em 25x19.

Confira os melhores momentos:

A última final de Mundial em que o Brasil havia chegado foi em 2010, contra a Rússia.

No próximo sábado (15), a seleção vai em busca do seu primeiro título mundial contra a Sérvia. As duas seleções se enfrentam em Apeldoorn, às 15h. O SporTV2 transmite a partida.

Compartilhe  

últimas notícias