Diário de São Paulo
Siga-nos
Mudanças

Clubes querem votar pela redução do número de rebaixados no Brasileirão; entenda

Atualmente, quatro times são rebaixados para a Série B ao final do campeonato

Clubes querem votar pela redução do número de rebaixados no Brasileirão; entenda - Imagem: divulgação
Clubes querem votar pela redução do número de rebaixados no Brasileirão; entenda - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 14/02/2023, às 11h49


Clubes da Série A e B e do Brasileirão estão em uma discussão intensa sobre a possibilidade de redução do número de rebaixados anualmente no campeonato, de quatro para três times. Inicialmente, a pauta seria colocada em votação no Conselho Técnico da Primeira Divisão, na próxima quarta-feira (14), na CBF.

Ainda não há uma unanimidade sobre o assunto, no entanto, de acordo com informações do UOL, cinco fontes de clubes confirmaram que existe o debate nas relações internas e que ele tem se intensificado nos últimos dias. Ainda segundo o veículo, há times grandes que são favoráveis à pauta.

O debate ganha força porque a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro será a primeira depois de anos que contará com o retorno de clubes tradicionais para o futebol brasileiro.

Outro argumento que também fortalece a ideia é o de que ligas importantes ao redor do mundo, como a Premier League e a Bundesliga, adotam o modelo em que apenas três times são rebaixados em umm campeonato de 20 ou 18 times.

O Brasileirão é o único campeonato grande em que 20% das equipes são realocadas para uma divisão menor. De acordo com dirigentes e administradores, esse fato pode abalar as condições financeiras dos clubes.

Retomando o assunto

A discussão não é atual, mas se intensificou com a ideia da criação de duas ligas no futebol brasileiro, Liga Forte Futebol e Libra, que une times das duas principais divisões do campeonato.

As duas já haviam compartilhado a ideia de que o número de rebaixados seria três nas competições. No entanto, a realização do movimento só aconteceria em 2025, com a implementação das ligas.

Contudo, algumas agremiações gostariam que a ideia sobre a redução do número de rebaixados no Brasileirão passasse a valer ainda em 2023. Para que isso fosse possível, seria necessária uma mudança no regulamento da Série A e também da Série B.

Caso a proposta seja aprovada, ainda será avaliado se será colocada em prática neste ano ou somente na temporada de 2024.

Compartilhe  

últimas notícias