Diário de São Paulo
Siga-nos

CBLOL 2021: os números por trás da lanterna da Miners

Com quatro semanas na conta, é bem fácil apontar que o pior time do CBLOL 2021 é a Netshoes Miners. O “novo” time do sistemas de franquias conseguiu apenas

CBLOL
CBLOL

Redação Publicado em 01/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h51


Equipe fica na parte de baixo da tabela em vários critérios, mas possui boas qualidades individuais

Com quatro semanas na conta, é bem fácil apontar que o pior time do CBLOL 2021 é a Netshoes Miners. O “novo” time do sistemas de franquias conseguiu apenas uma vitória entre os oito jogos disputados, praticamente sustentando as análises que foram feitas antes do início do 2º split — inclusive, o guia feito pela equipe do ge em conjunto com Luccas “Zantins” já apontava a Miners como a equipe mais fraca da competição.

A primeira vitória contra a KaBuM mostra que o time pode conseguir entrar nos eixos e fazer uma campanha mais sólida. Por outro lado, os números da Miners não são nada favoráveis, e aparecem entre os piores em várias categorias.

Para se ter uma ideia, a Miners é a segunda pior do CBLOL em K/D (razão entre eliminações conquistadas e sofridas), Ouro conquistado por minuto e também em dano por minuto. O time ainda aparece em último em Torres derrubadas por jogo — por sinal, a única partida em que a equipe passou das 4 Torres foi justamente na vitória contra a KaBuM, quando tiveram 9.

Times com menos Torres derrubadas por jogo no CBLOL 2021

TimeTorres por jogo
KaBuM5,4
Rensga5,0
FURIA4,4
INTZ4,0
Miners3,6

Curiosamente, a INTZ é o time que fica com o último lugar nas três categorias em que a Miners aparece como “vice”. Mesmo assim, no confronto direto, os Intrépidos conseguiram a vitória em cima do time mineiro.

Individualmente, as estatísticas também não são muito favoráveis: os jogadores da Miners aparecem na parte de baixo do ranking quando o assunto é KDA, sempre entre os três ou quatro últimos para cada posição.

Vale ressaltar que, entre as equipes que não se classificaram para os Playoffs do 1º split, a Miners foi a única que não promoveu uma reformulação considerável de seu elenco: todos os jogadores atuais já faziam parte do Cruzeiro na etapa anterior.

Relembrando: a Rensga, que ficou na lanterna, trouxe os coreanos Croc e Yuri, além de Damage, que estava na FURIA. Os Panteras, por sua vez, contrataram o russo Diamondprox e deram uma nova chance a Jockster, que estava afastado do cenário competitivo. A INTZ, que não chegou ao mata-mata do 1º split por pouco, manteve apenas Envy e micaO, trazendo Hauz, Sting e Professor.

É de se especular que, por conta das burocracias e dificuldades na transição entre Cruzeiro e Netshoes Miners, o time pode ter colocado transferências e uma possível reformulação de elenco em segundo plano. De qualquer forma, a organização não deixa de ser o “patinho feio” nesse aspecto.

Ainda assim, há uma esperança na parte individual: Sephis e NOsFerus aparecem muito bem quando o assunto é dano por minuto. O Caçador da Miners fica em segundo lugar quando o assunto é dano por minuto, atrás somente de Yampi da Vorax. NOsFerus fica em quarto, superando nomes consolidados como tinowns e Tutsz.

Top 5 mid laners do CBLOL 2021 em dano por minuto

JogadorDano por minuto
dyNquedo (LOUD)561
Krastyel (Vorax)526
Yuri (Rensga)524
NOsFerus (Miners)497
Tinowns (paiN)489

Além do Caçador e do Meio, também é possível destacar Drop, que não apresenta números individuais tão brilhantes, mas é um dos membros mais promissores do elenco: o Atirador apareceu na elite do CBLOL pela primeira vez em 2020, substituindo Klaus na Vivo Keyd.

Já com algum destaque na época, Drop ganhou bastante reconhecimento entre a comunidade e é sempre mencionado como um dos melhores jogadores no elenco da Miners.

Nesta edição do CBLOL, o quesito em que ele mais se sobressai é a porcentagem de dano dentro da sua equipe: com 29,3%, Drop lidera sua equipe e, comparado aos outros ADCs da competição, ele fica em quinto lugar.

Top 5 ADCs do CBLOL 2021 em porcentagem de dano

JogadorPorcentagem de dano
DudsTheBoy (LOUD)33,3%
TitaN (RED Canids)32,3%
ST3PZ (FURIA)30,9%
Disave (KaBuM)30%
Drop (Miners)29,3%

Observando as estatísticas e, é claro, o que vem sendo apresentado em Summoner’s Rift, a Miners ainda tem alguma chance de se reecontrar no campeonato e garantir mais vitórias, ainda que uma classificação para os Playoffs seja extremamente improvável — é bem mais plausível que o time siga entre os três piores da tabela.

O time venceu a KaBuM, que é candidata forte aos Playoffs, e chegou a dar um atraso no Flamengo, líder invicto e incontestável da competição. Ainda há dez jogos antes do split se encerrar, e existe espaço para que o time mineiro saia da lanterna.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe