Diário de São Paulo
Siga-nos
Apuros

Brasileiros presos em guerra usam ônibus de clube para sair do Sudão

Os jogadores começam a deixar o país em conflito neste domingo (23)

Brasileiros presos na guerra usam ônibus de clube para sair do Sudão - Imagem: arquivo pessoal cedido ao UOL
Brasileiros presos na guerra usam ônibus de clube para sair do Sudão - Imagem: arquivo pessoal cedido ao UOL

Nathalia Jesus Publicado em 23/04/2023, às 21h37


O grupo de brasileiros composto por jogadores e membros da comissão técnica de clubes do Sudão que estavam presos na guerra começou a deixar o país em conflito.

Os brasileiros conseguiram um ônibus junto ao Al-Merreikh, que foi diponibilizado pelo presidente do clube, de acordo com os relatos. No planejamento inicial, consta que eles irão seguir com o trajeto por vias térreas até o Egito.

Além dos membros ligados ao clube, no ônibus também constam a presença de crianças e outras pessoas, e já conseguiu atravessar algumas barreiras, de acordo com informações do UOL Esporte.

Na última sexta-feira (21), o grupo paramiliatar disse que aceitava a trégua nos confrontos armados por questões humanitárias.

Ao todo, são nove brasileiros que fazem parte do grupo que ganhou repercussão nas redes sociais ao pedir ajuda para sair do país, que havia acabado de anunciar uma guerra armada. Dentre eles, quatro fazem parte da comissão técnica do Al-Merreikh e cinco são jogadores. A lista de atletas é composta pelos atacantes Paulo Sérgio e Matheuzinho, o lateral Alex Silva e o defenser Sérgio Raphael.

O Itamaraty afirma que "estabeleceu-se como prioritária a retirada dos brasileiros que se encontravam na capital, Cartum, onde houve grande parte dos conflitos nos últimos dias".

Ainda na manhã deste domingo, Matheuzinho foi até as redes sociais reclamar sobre o posicionamento - ou a falta dele - do Itamaraty e do presidente Lula em relação ao caso dos jogadores. O atacante ressaltou que hoje seria o último dia para que estrangeiros pudessem sair do Sudão e o grupo estava "tentando resolver os problemas por conta própria".

Em uma outra postagem, Matheuzinho marcou o perfil oficial do Itamaraty e chamou os membros e organizadores do órgão de "mentirosos" e "desorganizados".

"Se largaram a própria funcionária, imagina a gente? Agora, começaram as bombas intensamente. Éramos para estar longe daqui há muito tempo. Desorganizados, medrosos, omissos, mentirosos", escreveu.

Compartilhe  

últimas notícias