Diário de São Paulo
Siga-nos
Histórico

Bola de Ouro 2022: France Football cria novos prêmios e um deles homenageia Sócrates; saiba detalhes

Novas categorias da premiação foram anunciadas nesta quarta-feira (21)

France Football é responsável pela entrega da Bola de Ouro - Imagem: reprodução/Twitter @EuAmoSCCP10
France Football é responsável pela entrega da Bola de Ouro - Imagem: reprodução/Twitter @EuAmoSCCP10

Thais Bueno Publicado em 21/09/2022, às 14h52


A revista France Football, responsável pela entrega da Bola de Ouro 2022, anunciou na madrugada desta quarta-feira (20) a criação de dois novos prêmios para as próximas cerimônias: o Prêmio Sócrates e o Prêmio Gerd Müller.

O Prêmio Sócrates é uma homenagem ao histórico ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira, que faleceu em 2011. A premiação será realizada pela primeira vez na cerimônia deste ano e será entregue a jogadores de futebol envolvidos com ações solidárias e projetos sociais.

Em comunicado, os organizadores da Bola de Ouro disseram que "O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões empenhados".

Sócrates foi escolhido pela revista por causa de seu envolvimento com o movimento da Democracia Corintiana, que lutou, principalmente, pelo fim da ditadura militar no Brasil no início da década de 80.

Ajudar populações em situações precárias e vítimas de conflito serão recompensadas com a premiação, além também de iniciativas em prol da integração social.

A nova categoria terá seu vencedor definido por todo um júri que, inclusive, conta com o ex-jogador do São Paulo e do Brasil Raí, irmão mais novo de Sócrates. O júri também terá representantes da France Football e dirigentes da organização Peace and Sport (que supervisiona projetos de paz através do esporte).

"O Sócrates sempre acreditou no poder mobilizador e transformador do esporte para formar a sociedade mais igualitária. Onze anos após sua morte, continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo", afirmou o irmão Raí.

A revista também anunciou, nesta semana, a criação da nova categoria chamada de Prêmio Gerd Müller, uma homenagem ao famoso jogador alemão que venceu a Bola de Ouro em 1970, mas infelizmente nos deixou em 2021 aos 75 anos de idade. A premiação será entregue ao artilheiro do ano no futebol. 

Compartilhe  

últimas notícias