Tenista brasileira publica mensagem de agradecimento e encerra colaboração que a levou ao top-10 mundial

Erika Osti Publicado em 12/02/2026, às 18h12
Beatriz Haddad Maia anunciou o fim da parceria com o técnico Rafael Paciaroni, que durou seis temporadas, em um momento delicado após uma série de derrotas no início de 2026.
Sob a orientação de Paciaroni, Bia alcançou a 10ª posição no ranking da WTA e conquistou marcos históricos, incluindo a semifinal de Roland Garros em 2023.
A tenista ainda não revelou quem será seu novo treinador e enfrenta mudanças em sua equipe técnica, enquanto a expectativa cresce sobre seus próximos passos no circuito.
A tenista Beatriz Haddad Maia anunciou nesta quinta-feira (12), o fim da parceria com o técnico Rafael Paciaroni, com quem trabalhava desde 2020. A decisão foi comunicada nas redes sociais, em uma mensagem de despedida marcada por agradecimentos e reconhecimento pelos resultados conquistados ao longo de seis temporadas.
O encerramento do vínculo acontece em um momento delicado da temporada. Na última segunda-feira, Bia foi superada pela indonésia Janice Tjen na primeira rodada do WTA 1000 de Doha, no Catar. Foi a quinta derrota em seis partidas disputadas em 2026. Atualmente, a paulista de 29 anos ocupa a 67ª posição no ranking da WTA.
Ao longo da parceria, Paciaroni esteve à frente da fase mais vitoriosa da carreira da atleta. Em 2020, Bia figurava na 439ª colocação do ranking. Sob o comando do treinador, alcançou o 10º lugar do mundo, feito inédito para o tênis feminino brasileiro na Era Aberta. Ela também chegou à semifinal de Roland Garros em 2023, outra marca histórica, e conquistou o WTA Elite Trophy no mesmo ano. Além disso, permaneceu por mais de dois anos consecutivos entre as 20 melhores do mundo.
Na carta publicada nas redes, Bia destacou que a trajetória vai além de números e troféus e que seguirá torcendo pelo sucesso de Paciaroni nos próximos capítulos da carreira dele. A tenista ressaltou o aprendizado sobre disciplina, confiança e resiliência, lembrando os momentos difíceis enfrentados ao longo do caminho. Também afirmou que o legado construído pela dupla no tênis brasileiro é permanente e agradeceu o apoio recebido nos períodos mais desafiadores da carreira.
A mudança ocorre meses depois de a atleta ter anunciado uma pausa ao fim de 2025 para descanso físico e mental, após eliminação no WTA de Seul. Ela retornou às competições em janeiro deste ano, no WTA 250 de Adelaide.
Até o momento, a atleta não divulgou quem será o novo treinador nem os planos imediatos para a reestruturação da sua equipe técnica. A saída de Paciaroni também se soma a outras mudanças recentes no time de apoio da jogadora, que recentemente encerrou colaborações com outros profissionais sem anúncios públicos sobre substitutos.
A expectativa agora se volta para os próximos passos da brasileira no circuito e os desdobramentos dessa transição técnica, que marca o encerramento de um dos períodos mais importantes do tênis nacional nas últimas temporadas.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema

VÍDEO: Motorista é perseguido e espancado após acidente em rua de São Paulo

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Ex-jogador Leandro Guerreiro é preso por dívida de pensão alimentícia em São Paulo