Diário de São Paulo
Siga-nos

Atraso antes da prova tira ouro de atleta da Malásia

Muhammad Ziyad Zolkefli deixou a área de competição como campeão paralímpico, mas acabou não subindo no pódio. O atleta da Malásia competiu sob protesto após

ATLETA
ATLETA

Redação Publicado em 01/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h51


Muhammad Ziyad Zolkefli deixou a área de competição como campeão paralímpico, mas acabou não subindo no pódio. O atleta da Malásia competiu sob protesto após chegar atrasado para a disputa do arremesso de peso na categoria F20 e conquistou ouro, mas a organização concluiu que ele violou as regras e por isso precisaria ser desqualificado da prova.

Outros dois atletas competiram e foram eliminados em seguida assim como Zolkefli, o equatoriano Jordi Villalba e o australiano Todd Hodgetts. Com a desqualificação do atleta da Malásia, o ouro foi herdado por Maskym Koval da Ucrânia, e a sua prata passou para o seu compatriota, Oleksandr Yarovyi. Efstratios Nikolaidis ficou com o bronze.

– Eles se atrasaram, talvez tivessem uma razão lógica para isso, por isso deixamos que eles competissem. Depois da prova analisamos os fatos – disse Craig Spence, porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional.

A World Para Athletics, que comanda o atletismo paralímpico, disse em nota que os árbitros determinaram que não havia justificativa para os atletas se apresentarem no tempo certo.

Zolkefli e os outros dois se apresentaram com três minutos de atraso e afirmaram não terem escutado o anúncio de que havia chegado a hora de se apresentar ao “Call Room”, onde os atletas aguardam o início das provas, ou que este teria sido feito em um idioma que não entendiam.

Muhammad Ziyad Zolkefli buscava o bi-campeonato olímpico no arremesso de peso na categoria F20, na qual competem atletas com deficiência intelectual. O malásio havia conquistado ouro nas Paralimpíadas do Rio e bronze em Londres.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias