Diário de São Paulo
Siga-nos

Aplicativo milionário para rastrear Covid-19 durante Olimpíadas de Tóquio recebe críticas

O aplicativo previsto para monitorar visitantes durante as Olimpíadas de Tóquio tem recebido críticas devido ao alto custo para seu desenvolvimento. Revelado

Aplicativo
Aplicativo

Redação Publicado em 24/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h50


Ferramenta será desenvolvida para monitorar o paradeiro de visitantes estrangeiros e irá custar certa de R$ 374 milhões. Presença de turistas durante os Jogos ainda não foi confirmada

O aplicativo previsto para monitorar visitantes durante as Olimpíadas de Tóquio tem recebido críticas devido ao alto custo para seu desenvolvimento. Revelado pela Kyodo News, a ferramenta tida como crucial para rastrear os passos de quem estiver no Japão e evitar a contaminação da Covid-19 deve custar cerca de R$374 milhões (U$69 milhões).

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou não ter conhecimento do “número exato”, mas insistiu que o aplicativo teria utilidade “fora dos Jogos”. Apesar da incerteza sobre a presença de estrangeiros nos Jogos, uma decisão é esperada nas próximas semanas.

O professor Tetsutaro Uehara, da Ritsumeikan University, disse ao Kyodo News que também havia tempo limitado para desenvolver totalmente o aplicativo e vinculá-lo a programas semelhantes em uso no Japão.

– A carga de trabalho é simplesmente demais. É um cronograma extremamente difícil estabelecer [o aplicativo] em um curto período e depois ter testes repetidos – disse Uehara.

O aplicativo será de uso obrigatório para quem viajar ao país. Não está claro se é possível impedir as pessoas de entrar no Japão a menos que possuam um smartphone e instalem a ferramenta.

Também foram levantadas preocupações sobre sua compatibilidade com telefones desenvolvidos pela empresa de tecnologia chinesa Huawei, que é proibido em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Tóquio 2020 aros olímpicos — Foto: Stanislav Kogiku/SOPA Images

Tóquio 2020 aros olímpicos — Foto: Stanislav Kogiku/SOPA Images

O uso do aplicativo para telefones celulares com relatórios de saúde está entre as regras delineadas pelo Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 em sua série de “playbooks”, projetados para garantir que os Jogos possam prosseguir com segurança.

As Olimpíadas estão programadas para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto e as Paralimpíadas ocorrendo entre 24 de agosto e 5 de setembro.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe