Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundial de Clubes

O que a conquista da Copa Libertadores garante ao Fluminense ou ao Boca Juniors?

A Conmebol já confirmou que quatro dessas vagas serão destinadas aos vencedores da Copa Libertadores

A conquista da Copa Libertadores garantirá ao Fluminense ou ao Boca Juniors vaga em dois Mundiais de Clubes - Imagem: reprodução Twitter@mundialdeclube
A conquista da Copa Libertadores garantirá ao Fluminense ou ao Boca Juniors vaga em dois Mundiais de Clubes - Imagem: reprodução Twitter@mundialdeclube

Lillia Soares Publicado em 06/10/2023, às 16h19


Fluminense ou Boca Juniors: o time que conquistar o título da Copa Conmebol Libertadoresno dia 4 de novembro, no Maracanã, vai ter vaga garantida em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa.

A primeira já neste ano, entre 12 e 22 de dezembro, no Mundial a ser disputado na Arábia Saudita, no formato atual com sete clubes, que a Fifa já anunciou que vai aposentar em breve.

O time vencedor  terá a oportunidade de competir em mais uma edição do Mundial de Clubes da FIFA, programada para 2025. De acordo com informações do portal G1, esta será a primeira edição do novo Mundial de Clubes, com a participação de 32 equipes, que será realizado nos Estados Unidos como um evento de teste em preparação para a Copa de 2026.

Além disso, a  América do Sul receberá um total de seis vagas neste torneio inédito. A Conmebol já confirmou que quatro dessas vagas serão destinadas aos vencedores da Copa Libertadores dos anos 2021, 2022, 2023 e 2024.

Em outras palavras, Palmeiras, o campeão de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, já asseguraram suas vagas. As duas restantes serão determinadas com base em um ranking a ser elaborado pela Conmebol, que avaliará o desempenho dos clubes em competições continentais realizadas entre 2021 e 2024.

Esse mesmo ranking será aplicado em 2024 caso o campeão da Libertadores seja uma equipe que tenha conquistado o título nos três anos anteriores. Os critérios específicos para o ranking ainda não foram divulgados, mas é altamente provável que a Conmebol considere de maneira significativa o desempenho na Copa Sul-Americana, como um incentivo para os times competirem com sua máxima dedicação neste torneio.

Compartilhe  

últimas notícias