Diário de São Paulo
Siga-nos

Xuxa é obrigada a reembolsar R$ 5,5 milhões por filme infantil

Filme da Xuxa é alvo de investigação por falta de comprovação de gastos.

"Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço". - Imagem: Divulgação
"Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço". - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 31/07/2023, às 08h04


Em uma reviravolta no cenário cinematográfico nacional, a renomada apresentadora Xuxa Meneghel teve que reembolsar a Agência Nacional do Cinema (Ancine) em R$ 5,5 milhões após não conseguir comprovar os gastos relacionados ao filme "Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço", lançado em 2005. A obra, que traz a eterna "Rainha dos Baixinhos" como protagonista, combina animações e cenas em live-action com atores reais, criando um universo lúdico e encantador para crianças e famílias.

O filme, produzido com o auxílio de incentivos fiscais, acabou se envolvendo em uma polêmica questão burocrática, uma vez que não passou por uma análise financeira minuciosa por parte da Ancine. Conforme informações divulgadas pelo colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, os produtores enfrentaram dificuldades em comprovar os gastos, devido à documentação entregue à agência estar danificada pelo contato com a água. A ausência de uma descrição detalhada das despesas inviabilizou a aprovação das justificativas apresentadas pelos produtores.

Diante desse impasse, o processo de prestação de contas ficou parado por longos nove anos, desde 2009 até 2011, e posteriormente de 2011 a 2018. A situação chamou a atenção das autoridades, e o caso chegou a ser levado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Entretanto, este ano o processo foi arquivado após ser reconhecida a prescrição do caso, impossibilitando um desfecho legal mais incisivo.

A produção de "Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço" envolveu diversos talentos e profissionais do cinema, e a obra conquistou o carinho de uma legião de fãs ao longo dos anos. A mistura de elementos de animação com atuações reais tornou o filme uma experiência única e divertida para crianças de todas as idades.

Compartilhe  

últimas notícias