Diário de São Paulo
Siga-nos
Peixe-remo

VÍDEO - mergulhadores encontram peixe gigante que é associado a terremotos

As imagens viralizaram nas redes sociais e surpreenderam os internautas

Mergulhadores taiwaneses flagraram um raro peixe-remo que estava com marcas de mordida de tubarão - Imagem: reprodução Instagram
Mergulhadores taiwaneses flagraram um raro peixe-remo que estava com marcas de mordida de tubarão - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 18/07/2023, às 15h03


Na última segunda-feira (17), viralizou nas redes sociais um vídeo em que mergulhadores de Taiwan aparecem ao lado de um peixe gigantesco, o raro peixe-remo - ou Regalecus glesne -, que é popularmente considerado um "indicador de terremotos".

De acodo com o jornal americano New York Post, a gravação foi feita na costa do distrito de Ruifang, a cerca de 37 km da capital Taipei. As imagens mostra os mergulhadores cercando a enorme criatura prateada brilhante próximo à superfície.

Em determinado momento eles também tocaram na criatura, o que foi repreendido por alguns internautas que relembraram as regras de que não se deve tocar em nada ao mergulhar.

Segundo o mesmo jornal, a estimativa é que o peixe-remo flagrado em Taiwan tenha por volta de 2 metros de comprimento, o que, embora seja muito para os padrões de outros peixes comuns, não se compara ao tamanho máximo que essa gigantesca espécie pode alcançar: 17 metros.

Apesar da empolgação ao ver um animal tão raro, o instrutor de mergulho que compartilhou o registro, Wang Cheng-Ru, afirmou que ele provavelmente estava morrendo, por isso nadou para águas mais rasas.

Ele ainda comentou a respeito de uma lenda local. "Alguns locais acreditam que esses habitantes são um sinal de que um terremoto está no horizonte". A superstição é baseada na mitologia japonesa, que afirma que o peixe-remo subirá intencionalmente até a superfície e encalhará antes de um tremor iminente.

O Regalecus tinha buracos "misteriosos" no corpo, o que especialistas acreditam ser resultado da mordida de um tubarão-charuto. Esse predador de tamanho considerado pequeno para tubarões, é conhecido por morder e tirar pedaço de grandes peixes e baleias.

Veja o peixe gigante:

Compartilhe  

últimas notícias