Diário de São Paulo
Siga-nos
Viralizou!

VÍDEO - ciclofaixa no meio de estrada viraliza nas redes sociais

Os internautas ficaram chocados com o possível risco para ciclistas e pedestres

VÍDEO - ciclofaixa no meio de estrada viraliza nas redes sociais - Imagem: reprodução CCOM via G1
VÍDEO - ciclofaixa no meio de estrada viraliza nas redes sociais - Imagem: reprodução CCOM via G1

Vitória Tedeschi Publicado em 03/08/2023, às 12h22


Nesta quinta-feira (03), o vídeo de um motorista mostrando uma ciclofaixa no meio de uma rodovia do Piauí viralizou nas redes sociais. O trecho faz parte de um anel viário de 10 Km que liga a PI-140 e a PI-141 no município de Canto do Buriti, a 412 km de Teresina.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, o motorista se mostra surpreso ao perceber que entre as quatro faixas de rolamento, existe uma ciclofaixa no meio separando as vias que estão em sentido contrário. A via intrigou os internautas, que questionam o risco para ciclistas e pedestres.

"A ciclovia é no meio da rodovia aqui", diz o autor do vídeo, não identificado, que já teve mais de 100 mil visualizações no Twitter. "Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?", questiona um internauta.

Apesar de ter viralizado apenas agora, a ciclofaixa não é nova e faz parte de um projeto de 2013 que custou mais de R$ 6 milhões. A ideia do projeto, de acordo com o G1, é que os condutores não precisem passar por dentro do trecho urbano da cidade de Canto do Buriti.

Vale citar que, de acordo com o Cidade Verde, não existe uma regra específica sobre onde ela deve ser implantada. A ciclofaixa é direcionada aos ciclistas, e de acordo com o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando não houver espaço destinado aos ciclistas, eles possuem preferência no trânsito sobre os veículos automotores.

“Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores”, diz o CTB.

Veja abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias