Diário de São Paulo
Siga-nos
Diversão e Cultura

Nova experiência imersiva de Van Gogh estreia em São Paulo

Nova experiência imersiva de Van Gogh estreia em São Paulo - Imagem: reprodução I Instagram @vangoghlivebrasil8k
Nova experiência imersiva de Van Gogh estreia em São Paulo - Imagem: reprodução I Instagram @vangoghlivebrasil8k

Gabriella Alves Andrade Publicado em 18/09/2023, às 13h59


Na última quarta-feira (13) ocorreu a ''pré-estreia'' da ''Van Gogh Live 8K'', experiência imersiva do artista holandês Vincent Van Gogh, realizada pela empresa Blast Entertainment.

O evento está sendo realizado no estacionamento do Shopping Lar Center, na Zona Norte de São Paulo e a data de estreia oficial para abertura ao público está marcada para o dia 15 de setembro.

Há poucos meses, estava sendo exibida a exposição ''Beyond Van Gogh'', com o mesmo objetivo de imersão do espectador, porém a empresa resolveu expandir e recriar completamente a experiência.

Desta vez, o filme exibido conta com 45 minutos e mais de 250 obras do pintor, ainda com uma qualidade de 8k, sendo a única no mundo com essa tecnologia.

Ao entrar no espaço, o espectador é recebido com uma mesa de comidas e bebidas para assistir a um filme introdutório sobre o que o espera dentro das salas.

Logo na primeira sala, há uma área educacional sobre as fases de Van Gogh, sua história e até uma linha do tempo, para, em seguida, começar a experiência sensorial.

A parte dos girassóis, um grande símbolo do pintor, leva o público a uma imersão completa, com cheiros, sons e um ambiente lindo para tirar fotos e apreciar as flores.

Em seguida, há a sala principal, com os telões e projetores que exibirão o filme, contendo narração especial de Fernanda Montenegro e trilha sonora — disponível no Spotify como ''Van Gogh Live 8K'' — composta por Pink Floyd, Miles Davis, Lago dos Cisnes e muito mais.

O filme, com duração de 45 minutos, contém uma edição especial para dar a impressão de que o espectador está dentro das pinturas de Van Gogh, contendo movimento, luzes, pessoas se mexendo e transições entre as obras como se elas estivessem vivas e se pintando sozinhas.

Além disso, os próprios auto-retratos do pintor holandês ganham vida com movimentos dos olhos e da cabeça.

No final, o público é levado a uma pequena sala com impressões das únicas cinco obras de Van Gogh que se encontram em São Paulo, sendo que as originais estão no MASP, na Avenida Paulista.

Como encerramento da imersão, há uma loja de souvenires de suas pinturas mais famosas, como bonés, camisetas, canecas e pôsteres.

A exposição ficará na cidade de São Paulo do dia 15 de setembro ao dia 30 de novembro e também tem data de estreia em Maceió para 22 de setembro.

Compartilhe  

últimas notícias