Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Morre Maria Carmem Barbosa, autora de 'A Lua Me Disse' e 'Salsa e Merengue'

A notícia foi confirmada por seu sobrinho, Thiago Barbosa, e pelo ator e roteirista Miguel Falabella

Morre Maria Carmem Barbosa, autora de 'A Lua Me Disse' e 'Salsa e Merengue - Imagem: Reprodução Instagram @mais.novela
Morre Maria Carmem Barbosa, autora de 'A Lua Me Disse' e 'Salsa e Merengue - Imagem: Reprodução Instagram @mais.novela

Lillia Soares Publicado em 22/09/2023, às 14h21


A escritora e renomada autora de telenovelas, Maria Carmem Barbosa, faleceu aos 76 anos na madrugada desta sexta-feira, 22, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por seu sobrinho, Thiago Barbosa, e pelo ator e roteirista Miguel Falabella, que colaboraram com a autora.

De acordo com o Estadão, Thiago informou que Maria Carmem estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, por dois meses devido ao Mal de Alzheimer. Na madrugada, ela enfrentou uma parada cardiorrespiratória.

Filha do compositor Haroldo Barbosa, famoso por sucessos como 'De Conversa em Conversa' e 'Eu Quero Um Samba', Maria Carmem iniciou sua carreira no mundo artístico aos 20 anos, escrevendo programas educacionais para a Rádio MEC.

Durante a década de 1970, ingressou na TV Globo desempenhando o papel de produtora na área de programas de entretenimento. Nesse período, participou da produção de programas humorísticos notáveis, como "Satiricon" e "Chico City". Além disso, contribuiu na produção de espetáculos musicais, incluindo "Mulher 80" e a série "Grandes Nomes".

Maria Carmem Barbosa também deixou sua marca como roteirista, sendo membro da equipe responsável pela criação do seriado "Delegacia de Mulheres" em 1990.

Este programa se passava em uma delegacia dedicada ao atendimento de mulheres vítimas de violência e contava com um elenco talentoso que incluía nomes como Heloísa Mafalda, Zilda Cardoso e Lúcia Veríssimo. A autora, também contribuiu com roteiros para programas humorísticos populares, como "Sai de Baixo" e "Toma Lá, Dá Cá".

No campo das telenovelas, Maria Carmem Barbosa deixou sua marca como autora, contribuindo com enredos memoráveis, incluindo "Lua Cheia de Amor" em 1990, "Olho no Olho" em 1993 (como colaboradora), "Salsa & Merengue" em 1996 e "A Lua Me Disse" em 2005.

É importante destacar que as duas últimas obras foram criadas em colaboração com o renomado escritor Miguel Falabella.

Na última sexta-feira, ao compartilhar a notícia do falecimento de sua amiga, Miguel Falabella compartilhou em sua conta no Instagram que eles mantiveram uma amizade sólida por "décadas incontáveis". Além disso, o ator mencionou a batalha de Maria Carmem contra a doença.

“Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu dar o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física”.

Compartilhe  

últimas notícias