Diário de São Paulo
Siga-nos
Golpe

Marmitagate: entenda o suposto golpe que parou a internet

Projeto social que prometia ajudar moradores de rua arrecadou cerca de 30 mil reais

Internautas resgatam tweets e percebem que, talvez, uma das coordenadoras do projeto não exista - Imagem: reprodução Instagram @alimentando_necessidades @absorvendo_necessidades
Internautas resgatam tweets e percebem que, talvez, uma das coordenadoras do projeto não exista - Imagem: reprodução Instagram @alimentando_necessidades @absorvendo_necessidades

Manoela Cardozo Publicado em 27/09/2022, às 11h50


No último final de semana, um possível golpe viralizou nas redes sociais envolvendo o conhecido projeto social “Alimentando Necessidades” em Blumenau, em Santa Catarina.

Segundo com informações e depoimentos, duas mulheres teriam utilizado o perfil pedindo fundos para doações para moradores de rua que nunca foram realizadas.

Identificadas como Duda Poleza e Taynara Motta, as duas criadoras do projeto postaram várias histórias ligadas às doações para o projeto.

Segundo o perfil 'O Município Blumenau', os internautas passaram a desconfiar do projeto e, alguns deles, foram ainda mais a fundo e criaram uma espécie de dossiê, que contesta a existência de uma das coordenadoras.

Além de Taynara não ter perfis em nenhuma outra rede social, os usuários fizeram uma pesquisa no sistema do governo do estado e nenhuma Taynara Motta foi encontrada.

Através de mais pesquisas, os usuários descobriram também que a foto que Taynara utiliza em seu perfil como se fosse ela mesma, pertencia a outra jovem.

Foi descoberto que Duda já tinha um outro projeto, o 'Absorvendo Necessidades', em que trabalhava anteriormente com arrecadação de fundos e absorventes para serem distribuídos. A organização, porém, não existe mais.

Ainda, as fotos que foram publicadas para comprovar a distribuição dos alimentos são as mesmas desde o ano passado, usadas repetidas vezes.

Ocorre, inclusive, que uma das poucas fotos em que é realmente mostrada a entrega de marmitas acontece em frente ao restaurante Pomodore, pertencente ao padrasto de Duda.

Depois de toda a repercussão do caso, as duas coordenadoras disseram que pronunciariam através de um live nesta segunda-feira (26). Entretanto, apenas o vídeo de Duda Poleza continua no ar.

Os internautas desconfiam que no vídeo em que Taynara aparece, por possuir muitos efeitos de imagem e áudio, seria, mais uma vez, Duda se passando por ela. O vídeo, no entanto, foi deletado.

Em seu Tiktok, Duda fez uma live em que aparecia ao lado da mãe e explicava que ela e Taynara brigaram e não têm mais contato. Disse também que pretende encerrar o projeto e doar o dinheiro arrecadado.

O assunto é um dos mais falados do país desde o início da semana.

Compartilhe  

últimas notícias