Diário de São Paulo
Siga-nos
Show!

Joelma enfrenta disputa judicial de Ximbinha e lança indireta: 'isso é Calypso'

O guitarrista teria entrado com ação judicial para barrar o uso do nome por Joelma em turnê

A disputa judicial foi parar no INPI - Imagem: Instagram
A disputa judicial foi parar no INPI - Imagem: Instagram

João Perossi Publicado em 17/08/2022, às 08h23


Os dois ainda disputam! Segundo noticiou a emissora Rede TV!, Joelma teria sido impedida de utilizar o nome 'Calypso' em sua nova turnê, "Isso é Calypso", pois os direitos da antiga banda estariam em litígio com o guitarrista Ximbinha.

Porém, a equipe judicial de Joelma entrou em cena para desmentir a história: o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual negou o pedido de registro intelectual, por entender que o nome 'Calypso' é propriedade da ex-banda, mas não impediu a artista de usar o nome em sua turnê.

Em nota, o time jurídico explicou que a decisão não consiste em vitória para nenhum dos lados envolvidos:

"Informamos que a decisão do INPI apenas analisou um dos diversos pedidos de registro propostos, indicando que a expressão 'Isso é Calypso' não seria registrável como meio de propaganda exclusivo, pois se trata de um ritmo. Portanto, não consiste em vitória de qualquer lado, já que não existe qualquer exclusividade para o uso da expressão 'Calypso".

"Reiteramos que o que existe é a turnê e o lançamento do álbum chamado 'Isso é Calypso', mas o nome artístico e todos os registros são da cantora Joelma. E reforçamos que não existe nenhuma decisão judicial sobre o assunto. Os registros são feitos no INPI, instituto que cuida de marcas e patentes", finalizou a equipe.

Em um tweet, a cantora explicou de maneira bastante didática o uso do nome. 'Calypso' é um rítmo, assim como samba ou axé, portanto não seria possível o registrar como propriedade intelectual:

Compartilhe  

últimas notícias