Diário de São Paulo
Siga-nos
Agressão no MC Daniel

Homem que agrediu MC Daniel tem tatuagem que simboliza nazismo, diz especialista

O homem tem uma tatuagem de sol nas costas. A tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad

O homem tem uma tatuagem de sol nas costas. A tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad - Imagem: Reprodução/"X" @Metropoles
O homem tem uma tatuagem de sol nas costas. A tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad - Imagem: Reprodução/"X" @Metropoles

Ana Rodrigues Publicado em 22/11/2023, às 11h53


O homem que apareceu em vídeos dando uma cabeçada e soco no rosto do MC Daniel tem uma tatuagem com um símbolo neonazista, disse uma especialista em grupos de intolerância. O agressor, que até agora não foi identificado, exibe um sol nas costas.

Internautas comentaram nas redes sociais que o desenho tem referência no nazismo. Segundo o G1, a autora da obra 'Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro', a pesquisadora Milena Gordon Baker, afirmou nesta semana que a tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad (em alemão).

90 anos da ascensão do nazismo e seus símbolos permanecem. Fantasmas ainda assombram. É interessante, porque, se perceber, está omitindo a suástica, na nossa legislação é crime. É idêntico", disse Milena, que é advogada e doutora em direito penal.

O caso aconteceu no último sábado (18), num boulevard de bares no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. As imagens foram gravadas por testemunhas e viralizaram nas redes sociais. Nelas, é possível ver o momento em que o segurança do cantor reage e derruba o agressor com dois socos no rosto.

Outros integrantes da equipe do funkeiro ainda batem no homem. MC Daniel aparece depois protegendo o sujeito e impedindo que ele apanhe mais. Depois o grupo do artista vai embora.

Em seu Instagram e X o cantor gravou vídeos para dizer que o homem que o agrediu teria ficado com ciúmes quando a esposa ou namorada dele pediu para tirar fotos com o artista. Segundo o funkeiro, ele o xingou de "otário", desencadeando uma discussão entre ambos.

E ele gritou de longe: 'quer tirar foto com esse otário aí?'. Eu estava tirando foto com um montão de gente. Eu falei: 'O que você falou, parceiro?'. Ele saiu da mesa dele, veio até mim e falei: 'O que você falou? Não entendi, mano'. Aí ele mandou eu ir para aquele lugar, foi me dar uma cabeçada e saiu na mão comigo", disse MC Daniel, que mostrou o rosto com um machucado.

Nas imagens o homem aparece com dificuldades de se levantar após ser derrubado pelo segurança do cantor. Em seguida, outra mulher surge e tenta ajudá-lo a se erguer. Mas os dois ainda caem num arbusto.

A assessoria do cantor não respondeu se ele pretende registrar um boletim de ocorrência por lesão corporal contra o homem.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou em nota que a Polícia Civil está à disposição de MC Daniel para auxiliar no registro da ocorrência e que as imagens, vídeos e outros elementos contribuirão para investigação do caso, mas não deixou claro se já há uma investigação em curso ou se vai apurar o significado da tatuagem do agressor.

A lei brasileira proíbe o uso dos siímbolos nazistas, como por exemplo, suásticas e pune quem fizer apologia ao nazismo. Mas, não é clara sobre quem ostente outros desenhos que remetam ou incitem isso.

A pesquisadora explicou ainda que o símbolo que aparece tatuado nas costas do agressor do funkeiro pode ser encontrado na base de dados da organização de combate ao ódio Anti-Defamation League (ADL) [Liga Antidifamação, em português]. O catálogo do grupo traz mais de 200 exemplos que variam entre símbolos neonazistas, racistas e de supremacia branca.

As pessoas tentam sempre escapar da legislação. Você não vai encontrar todos os símbolos nazistas na legislação. Se não estiver lá, a pessoa pode até falar ‘Ah, mas não estava na lei’", contou Milena.

Segundo a ADL, o sonnenrad é um dos vários símbolos europeus antigos apropriados pelos nazistas em sua tentativa de inventar uma herança ariana/nórdica idealizada.

Na Alemanha nazista, o Partido Nazista, as SA e as SS usaram às vezes a simbologia sonnenrad, o que levou os neonazistas e outros supremacistas brancos modernos a adotarem tais imagem.

O símbolo é sutil de uma certa forma. Está sendo apropriado na Ucrânia e também em ataques coletivos nos Estados Unidos. As células neonazistas, infelizmente, estão aumentando progressivamente", informou Milena.
A grande sacada desses movimentos é que eles são lobo em pele de cordeiro. Eles não querem mostrar a cara deles. Eles sabem que, se mostrarem a suástica, fica mais fácil de identificar. Cabe às autoridades interpretarem [se a tatuagem é um sol negro nazista], o delegado, o judiciário... Parece que sim", completou a pesquisadora.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) não respondeu se alguma delegacia vai investigar a agressão ao cantor e a possível apologia ao nazismo.

Compartilhe  

últimas notícias