Diário de São Paulo
Siga-nos
Rock in Rio

Filha de Mano Brown é vítima de racismo no Rock in Rio e comove a web

Domenica Dias estava ao lado do namorado, o ator Danilo Mesquita, quando a agressão começou

Domenica Dias publicou relato comovente no Instagram - Imagem: reprodução Instagram @domenicadiasp
Domenica Dias publicou relato comovente no Instagram - Imagem: reprodução Instagram @domenicadiasp

Manoela Cardozo Publicado em 15/09/2022, às 12h59


Domenica Dias, filha de Mano Brown, publicou nesta quarta-feira (14) um relato comovente em seu Instagram.

A atriz diz ter sido vítima de racismo e agressão por um casal enquanto curtia o Rock in Rio com seu namorado, o também ator Danilo Mesquita, no Palco Sunset do festival.

Na publicação, ela diz que a agressão causou uma enorme discussão com outras pessoas da plateia, que foi gravada e divulgada nas redes sociais.

A artista explica na postagem que "um casal, visivelmente alterado" se instalou na frente dos dois.

"No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital. Mesmo com a insistência nas agressões, somente tentei desviar dela em todas as vezes".

Domenica diz que abraçou o namorado, para criar uma barreira e tentar impedir que os empurrões propositais continuassem, numa tentativa frustrada de evitar qualquer confronto possível.

Nesta hora, a mulher teria lhe encarado e perguntado por que estavam tocando nela: "Respondemos que estávamos no nosso canto, que era ela quem estava me machucando e que não queríamos confusão. Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão".

De acordo com Dias, o vídeo que circula nas redes sociais aconteceu momentos depois da agressão. Nas imagens, ela e Danilo batem boca com outra mulher.

"O vídeo que está circulando na internet foi gravado após evasão do casal agressor. Estávamos indignados com o ataque de motivação racista, que fica explícito pelo fato de eu ser uma das únicas pessoas pretas naquele contexto no meio de um espetáculo que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas".

Segundo a atriz, a mulher que aparece no vídeo gritando com Mesquita não tem nada a ver com a confusão, mas estaria dizendo aos berros que os atores seriam os verdadeiros culpados. A acusação teria aumentado a sensação de injustiça que sentim naquela hora.

"Junto a outras pessoas que viram a covardia que passamos, explicamos, exaltados e com razão, a ela e às outras pessoas ao redor que nós é que fomos as vítimas da situação, sobretudo eu".

"Nesse contexto, me pergunto o porquê a nossa reação gerou, nessa mulher, mais comoção do que a própria agressão que sofremos. Depois de todo constrangimento, aborrecimento e agressões sofridas, decidimos ir embora".

Domenica Dias finaliza falando sobre a importância de expor as agressões tanto morais quanto físicas e que é inaceitável que uma mulher preta seja agredida enquanto outras celebram no palco.

"É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida".

Compartilhe  

últimas notícias