Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Charles III: nova polêmica após atitude em vídeo do Rei pode abalar seu reinado

A cena aconteceu durante cerimônia de proclamação no Palácio de St. James, em Londres

Charles III teve seu comportamento reprovado por muitos internautas nas redes sociais - Imagem: reprodução/YouTube
Charles III teve seu comportamento reprovado por muitos internautas nas redes sociais - Imagem: reprodução/YouTube

Mateus Omena Publicado em 12/09/2022, às 13h50


O reinado de Charles III começou com uma pequena polêmica durante sua cerimônia de proclamação no Palácio de St. James, no último sábado (10), quando o monarca foi gravado dando uma “bronca” em um funcionário.

O vídeo viralizou nas redes sociais e deixou muitos internautas indignados com a postura do novo rei do Reino Unido.

Nas imagens, o filho mais velho de Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (8), aparece pedindo para um funcionário remover canetas de uma mesa.

Charles gesticula em duas ocasiões para que um ajudante da realeza retire uma bandeja com os objetos.

Não é possível escutar ao certo o que o rei fala, mas logo após o seu discurso na cerimônia que o oficializou como monarca do Reino Unido, Charles senta numa cadeira, pega uma caneta e começa a assinar o seu juramento. Segundos depois, ele faz um sinal para que um assistente retire os objetos, que são então removidos.

Após a assinatura, a cerimônia continuou, mas em um segundo momento, antes de o monarca se sentar novamente para assinar outro documento, ele volta a fazer um sinal para que o funcionário retire a bandeja de canetas, que são novamente removidas.

Ele fez movimentos bruscos com as mãos e pareceu “esbravejar”, além de exigir que os funcionários deixem o espaço para que ele inicie os protocolos.

A cena também foi percebida por sua esposa, Camilla, que assumiu recentemente o título de rainha consorte.

Críticas

Nas redes sociais, muitos usuários criticaram o comportamento de Charles III e o classificaram como “rude” e “arrogante”.

“Imagine respeitar alguém que trata qualquer ser humano desta forma”, escreveu uma usuária no Twitter.

“Que Deus não permita que ele limpe a mesa sozinho”, brincou outra internauta. “A personificação da arrogância”, criticou um terceiro.

Já outro disparou: “Quatro segundos que sintetizam os significados de arrogância, elitismo e ignorância”.

Por outro lado, alguns internautas saíram em defesa de Charles III e afirmaram que o episódio foi um mal entendido, pois o monarca demonstrava sinais de nervosismo.

“Acho isso injusto. Eu assisti ao vivo e ele lutou para gerenciar os grandes documentos devido a móveis de mesa totalmente desnecessários e direcionou ironicamente um item para ser movido. Este clipe mostra ele voltando para assinar mais e os bits estavam todos de volta no caminho. Ele não queria derramar tinta”, disse uma usuária no Twitter.

Após a repercussão do vídeo, o Palácio de Buckingham não emitiu nenhuma nota oficial sobre o ocorrido.

Compartilhe  

últimas notícias