Diário de São Paulo
Siga-nos
Bar ou banco?

Bar chamado "Caixaça Econômica" viraliza na internet e banco reclama; veja o que aconteceu

Uma loja que virou um bar em Cariacica (ES) fez sucesso nas redes sociais

Bar chamado "Caixaça Econômica" viraliza na internet e banco reclama; veja o que aconteceu - Imagem: reprodução JP agora / Instagram @tricotei
Bar chamado "Caixaça Econômica" viraliza na internet e banco reclama; veja o que aconteceu - Imagem: reprodução JP agora / Instagram @tricotei

Vitória Tedeschi Publicado em 13/08/2022, às 09h33


Uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica (ES), chamou a atenção nas redes sociais nos últimos dias por causa de seu nome considerado, no mínimo, curioso: 'Caixaça Econômica'.

Adilson Ramos, de 28 anos, é o empresário por trás da ideia. Ele resolveu transformar sua loja de utensílios domésticos , que não deu muito certo, em um bar - área que já teve experiência com outros dois comércios chamados "Bar do Bill". Para atrair clientes, ele teve a ideia inusitada de batizar o novo empreendimento com uma espécie de paródia da Caixa Econômica.

caixaca-economica-adilson

A fama foi tanta que chegou até a Caixa Econômica Federal, e agentes do banco, que não gostaram muito da ideia, bateram na porta do estabelecimento notificando o dono sobre o uso da identidade visual.

Em nota enviada ao Terra, o banco confirmou que notificou o empresário sobre a titularidade da identidade visual. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A Caixa informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130. O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa".

O batismo inusitado aconteceu pouco tempo depois, com uma ideia repentina que teve enquanto estava conversando com a esposa, que é sua sócia. "A gente queria um nome que se alinhasse com o ramo, mas que fosse diferente. Não pensava em repercutir nacionalmente, mas queria que fosse um nome que atraísse o povo de nossa região", explica o empresário.

Toda a identidade visual se aproveitou da cor da antiga loja, que já tinha as paredes pintadas de azul. A placa, no entanto, usa a mesma fonte do banco,inclusive com o 'X' característico com uma faixa laranja. "Não pensei que poderia dar problema com o banco, por ser uma cidade pequena. Não achei que iriam ficar sabendo", diz.

Cerca de cinco dias depois da abertura do estabelecimento, um usuário do TikTok Werbeth Luis estava passeando pela cidade procurando por um banco, quando se confundiu com o comércio e decidiu gravar um vídeo. A publicação logo viralizou, e já acumula 2,5 milhões de visualizações até o momento. Assista:

@werbethluis1

Caixaça econômica 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

♬ som original - Werbeth Luis

Após a notificação da Caixa,o dono do local também se manifestou, assista:

@caichacaeconomica @caixacaeconomica #viral#rells#empresarios#empreendedorismo#instagran#piadas#pegadinhas#dinheiro#financeira#bancos#caixa#cachaça#bebidas#diatribuidora#bar#bares#festas♬ som original - Caixacaeconomica
Compartilhe  

últimas notícias