Diário de São Paulo
Siga-nos

Avião abduzido? Aeronave supera velocidade do som e chega ao destino 45 minutos mais cedo

Turbulência inusitada leva avião a velocidades extraordinárias durante voo de Washington para Londres

Avião nas nuvens. - Imagem: Reprodução | Pixabay
Avião nas nuvens. - Imagem: Reprodução | Pixabay

Marina Milani Publicado em 02/03/2024, às 10h45


Na última terça-feira (27), os passageiros a bordo de um voo da Virgin Atlantic, que partia de Washington com destino a Londres, vivenciaram momentos de extrema surpresa quando foram envolvidos por uma turbulência fora do comum. A cabine começou a tremer intensamente, impulsionada por correntes de ar vigorosas, levando o avião a alcançar uma velocidade impressionante de 1.290,69 km/h. O fenômeno resultou em uma chegada ao destino 45 minutos antes do horário previsto.

Essa turbulência, causada por ventos extraordinariamente fortes, impulsionou a aeronave a atingir uma velocidade que excedia em 40% a velocidade de cruzeiro habitual, ultrapassando até mesmo a velocidade do som, que é de 1.235,5 km/h. Os ventos alcançaram incríveis 426 km/h a uma altitude de 35.000 pés (10.668 metros) acima de Washington, logo após o início da viagem. Apesar do susto inicial, o voo seguiu seu curso sem intercorrências até Londres, proporcionando aos passageiros uma chegada adiantada e inesperada.

Curiosamente, uma situação semelhante ocorreu na semana anterior com o voo 120 da American Airlines, que partia de Filadélfia com destino a Doha. Também enfrentando ventos intensos, o avião atingiu uma velocidade extraordinária de 1.351,8 km/h.

Esse fenômeno, conhecido como "jet stream" ou "correntes de jato", acontece quando um fluxo contínuo de ar envolve a aeronave, impulsionado pela diferença de latitudes, um efeito explicado pelo fenômeno conhecido como efeito Coriolis.

Compartilhe  

últimas notícias