Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP muda gestão de creches na madrugada

Professores e familiares de alunos de sete creches da cidade de São Paulo ocuparam na manhã desta segunda-feira (12) as duas Diretorias Regionais de Ensino

Prefeitura de SP muda gestão de creches na madrugada
Prefeitura de SP muda gestão de creches na madrugada

Redação Publicado em 12/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h37


Professores e famílias ocupam prédios de diretorias de ensino

Professores e familiares de alunos de sete creches da cidade de São Paulo ocuparam na manhã desta segunda-feira (12) as duas Diretorias Regionais de Ensino (DREs) responsáveis pelas unidades nas zonas norte e sul da capital.

Os grupos protestam contra a mudança repentina de gestão dessas unidades pela Prefeitura de São Paulo que, segundo eles, deixa as crianças sem atendimento desde quarta-feira (7).

Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), disse que nenhuma criança ficará desassistida ou sem vaga e que todas serão remanejadas para unidades no entorno garantindo a continuidade do atendimento.

Por volta das 9 horas, cerca de 100 manifestantes ocuparam a DRE do Jaçanã/Tremembé, onde foram recebidos pelo subprefeito Dário José Barreto.

“Não aceitamos essa mudança assim, é um absurdo. Eu trabalho aqui há 3 anos, fazemos um trabalho lindo… Tudo aqui está disponível para auditoria se a Prefeitura quiser”, disse uma professora do Centro de Educação Infantil (CEI) Árvores da Vida, região do Tremembé, que preferiu não se identificar.

O panorama era o mesmo na DRE do Ipiranga.

“Estamos com um grupo de mães, avós, toda a comunidade, para tomar a DRE. A Prefeitura deu prazo para que os profissionais desocupem as 7 creches até quarta-feira (14), e já teriam repassado a gestão dessas unidades para 3 OSs”, disse a familiar de uma aluna, que prefere não se identificar.

O subprefeito de Santana/Tucuruvi, Dário José Barreto, se comprometeu a intermediar uma reunião entre o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e uma comissão com representantes dos profissionais e familiares das creches.

Famílias e professores de creches ocuparam a Diretoria Regional de Ensino do Jaçanã/Tremembé, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (12) — Foto: Arquivo Pessoal
Famílias e professores de creches ocuparam a Diretoria Regional de Ensino do Jaçanã/Tremembé, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (12) — Foto: Arquivo Pessoal

Em nota, a Secretaria de Educação disse que “lamenta que a Organização Social descredenciada após denúncia e responsável pela administração das unidades em questão não entregou as chaves para nova entidade que vai assumir e não tem medido esforços para que a situação seja regularizada o quanto antes”.

De acordo com a pasta, a diretorias regionais de educação seguem em constante diálogo com os familiares e está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias