Diário de São Paulo
Siga-nos
ENEM 2023

Nordeste ostenta maior número de notas máximas na redação do Enem 2023

Número de notas mil mais que triplicou em comparação com o Enem 2022

Nordeste ostenta maior número de notas máximas na redação do Enem 2023 - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Nordeste ostenta maior número de notas máximas na redação do Enem 2023 - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 18/01/2024, às 07h18


O Nordeste foi a região que apresentou o maior número de estudantes com nota máxima nas redações do Enem 2023, conforme divulgado pelo Inep. Dos 60 alunos que alcançaram a pontuação máxima, 25 são provenientes de estados nordestinos. Somando-se à região Norte, essas duas áreas concentram metade dos estudantes que obtiveram nota 1.000 na prova realizada no final do ano passado.

O estado do Piauí destaca-se, com seis estudantes conquistando a pontuação máxima, igualando-se ao número de alunos com nota 1.000 do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul. Nesses estados, apenas Rio de Janeiro e São Paulo superam em quantidade, cada um com sete estudantes.

É relevante destacar que o número de estudantes com nota mil mais que triplicou entre o Enem 2022 e a última edição, passando de 18 para 60 candidatos. O tema da redação, que abordou os desafios enfrentados pelas mulheres no trabalho de cuidado, pode ter contribuído para o bom desempenho dos estudantes.

Os dados do Inep revelam que apenas quatro dos 60 estudantes com nota 1.000 são provenientes da rede pública de ensino, representando 6,7% do total. Diante do baixo comparecimento de estudantes do 3º ano do ensino médio ao Enem, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou incentivo financeiro para esses alunos participarem do exame. Além disso, o presidente Lula sancionou uma lei que cria uma poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

Compartilhe  

últimas notícias