Diário de São Paulo
Siga-nos
GRADUAÇÃO

Mulheres são maioria nas inscrições do Enem 2023

No entanto, os homens continuam obtendo as melhores notas no exame e ocupando os cargos mais altos

Mãe estudando com filho. - Imagem: Reprodução | Tuyuka Lara
Mãe estudando com filho. - Imagem: Reprodução | Tuyuka Lara

Marina Roveda Publicado em 01/07/2023, às 19h31


A evasão escolar costuma ser um desafio enfrentado por muitas mulheres devido a fatores familiares, gravidez precoce, filhos e violência doméstica. No entanto, essas adversidades não impedem que elas almejem uma chance no ensino superior e sigam em frente com os estudos.

Neste ano, as mulheres representam a maioria dos inscritos no Enem, com 2,4 milhões de alunas (61,3% do total). Mesmo percorrendo um caminho mais difícil que os homens brancos, elas têm demonstrado uma determinação notável em buscar oportunidades na universidade.

Segundo Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber, as mulheres enfrentam maiores desafios para permanecer na escola, mas, uma vez que superam essas dificuldades, valorizam cada vez mais o estudo. "A mulher leva a educação com muito mais afinco, pois, ao longo de suas trajetórias, muitas precisam vencer a evasão escolar causada por questões familiares, maternidade precoce e até mesmo violência", afirma.

Essa tendência de crescimento da presença feminina no ensino superior tem sido observada nos últimos anos. No Cursinho da Poli, por exemplo, atualmente, 69% dos alunos são mulheres.

Priscila Naves, coordenadora pedagógicado cursinho Aprova Total, destaca que a entrada das mulheres no ensino superior só ocorreu no Brasil Império, em 1879, e nesse período a inscrição era feita pelos pais ou maridos. No entanto, a dinâmica mudou ao longo do século 21, e hoje as mulheres são maioria tanto na graduação quanto na pós-graduação e representam o maior número de interessados em ingressar em uma faculdade.

No século 21, essa dinâmica se transformou. As mulheres já são maioria no ensino superior e na pós-graduação, assim como representam o maior número de interessados em ingressar em uma graduação”, pontua Priscila.

A determinação das mulheres em buscar a educaçãoe conquistar seu espaço no ensino superior é uma inspiração e evidencia a importância de criar oportunidades e superar obstáculos, permitindo que mais mulheres alcancem seus objetivos educacionais e profissionais.

Compartilhe  

últimas notícias