Diário de São Paulo
Siga-nos
Pesquisa

Evasão escolar: 6 em cada 10 alunos concluem o Ensino Médio no Brasil, diz pesquisa

Um estudo realizado pela Firjan-SESI apontou não somente os números, mas também as consequências

6 em cada 10 alunos do Brasil concluem o Ensino Médio. - Imagem: reprodução I Freepik
6 em cada 10 alunos do Brasil concluem o Ensino Médio. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 18/04/2023, às 16h58


Uma pesquisa realizada pela Firjan-SESI mostra que 6 em cada 10 alunos do Brasil concluem o Ensino Médio. Os impactos da evasão escolar não estão somente ligados às próprias pessoas, mas as consequências são vistas na economia e no campo da educação. 

No nosso país, 500 mil brasileiros deixam as salas de aula todos os anos. Os resultados mostram que a taxa do Brasil é pior do que os números registrados no México, Costa Rica, Colômbia, Portugal e Chile, ao fazer uma comparação.

Ao analisar 20% de jovens entre 20 a 24 anos, o resultado entrega que, na classe de baixa renda, 46% doa alunos concluem a escolaridade. Com o aumento da média e, consequentemente a classe, a porcetangem sobe para 94%. Ou seja, conforme o faturamento de ganho familiar aumenta, a evasão escolar diminui.

A evasão do ensino médio é uma tragédia silenciosa que atinge todos nós. Óbvio que atinge mais profundamente o jovem mais vulnerável, o jovem da classe mais pobre e que precisa, portanto, ser enfrentada. Enfrentada como prioridade nacional'', afirma Andrea Marinho, consultora em educação da Firjan-SESI.

A não conclusão desse setor de escolaridade faz com que, principalmente os jovens de baixa renda, possuam salários menores quando adultos em um emprego menos formal.

Ainda com dados da pesquisa, conforme informações do portal G1, o indivíduo até vive 3 anos a menos, ou seja, apresenta a também a redução da expectativa de vida

Apesar dos aspectos negativos, é possível encolher aos poucos, esse número tão alarmante. O estudo aponta que devem ser feitos programas de recuperação de aprendizagem, auxílio-financeiro e apoio psicológico aos alunos. 

Compartilhe  

últimas notícias