Diário de São Paulo
Siga-nos
Feliz Dia do Professor!

Dia dos Professores: conheça a origem da data especial

A homenagem aos professores é feita no dia 15 de outubro desde 1963

Dia dos Professores: conheça a origem da data especial - Imagem: reprodução Freepik
Dia dos Professores: conheça a origem da data especial - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 15/10/2022, às 11h44


O Dia do Professor é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 15 de outubro e tem como papel homenagear a importância desse profissional para a sociedade. Mas você sabe quem criou a data e por quê escolheu esse dia?

Existem duas principais motivações, a primeira é de que a data não foi escolhida por acaso, já que o '15 de outubro' é, tradicionalmente, consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação na Contrarreforma.

Além disso, o dia também faz referência ao momento em que D. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje conhecidas como Ensino Fundamental) a ensinarem para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Com 17 artigos, essa lei abordava questões relativas à descentralização do ensino, isto é, determinava como responsabilidade das províncias (hoje correspondentes aos estados), cidades e vilas as questões relativas à educação. A lei também tratava sobre currículo, salário e obrigações dos professores.

A criação do Dia do Professor no 15 de outubro, no entanto, só foi sugerida no século XX, mais precisamente em 1947. Essa data foi sugerida pelo professor Salomão Becker para que os profissionais da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre, já que esse período no calendário letivo escolar era extenso na época. Salomão ficou bastante conhecido pelo seu amor à educação e ao ato de ensinar.

A partir desse momento, a comemoração do Dia do Professor em 15 de outubro se tornou popular e espalhou-se pelo país. O resultado disso foi que, em 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, ratificando a criação do deste dia em homenagem aos profissionais da educação e determinando-o como feriado escolar.

Além disso, vale citar que na década de 1990, o Dia Mundial dos Professores foi idealizado pela Unesco, sendo celebrado internacionalmente em 5 de outubro.

Importância dos professores

O papel do professor é insubstituível para a construção da sociedade. Muito mais do que ensinar, esses profissionais da educação inspiram, conduzem e trazem motivação ao dia a dia dos alunos.

Seja no ensino básico, técnico ou superior, os professores são agentes formadores, ou seja, eles qualificam os alunos para todas as profissões. Todo profissional competente em alguma área passou por salas de aulas comandadas por bons educadores. 

Nesse dia 15 de outubro, portanto, exaltamos o Dia dos Professores não só como forma de homenageá-los, mas também para enaltecer a importância social que tem a profissão.

Compartilhe  

últimas notícias