Diário de São Paulo
Siga-nos
Programa Pé-de-Meia

Alunos do ensino médio receberão incentivo financeiro para o Enem, anuncia Ministro da Educação

Programa Pé-de-Meia será sancionado por Lula, oferecendo bolsa-poupança a estudantes

Ministro da Educação, Camilo Santana. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ministro da Educação, Camilo Santana. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 17/01/2024, às 07h51


Nesta terça-feira (16), o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que alunos do 3º ano do ensino médio receberão incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A revelação foi feita durante uma coletiva de imprensa destinada à divulgação dos resultados do Enem 2023, onde a pasta também liberou os resultados individuais dos participantes.

O ministro explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará nesta terça-feira a lei que institui o programa Pé-de-Meia. Esse programa visa criar uma espécie de bolsa-poupança para estudantes de baixa renda, contribuindo para que concluam o ensino médio. Além disso, o Pé-de-Meia incluirá um incentivo específico para os estudantes do 3º ano que realizarem o Enem.

"Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem", afirmou o ministro.

Camilo Santana ressaltou a importância de convencer os jovens sobre a relevância do Enem, enfatizando que não há custos para os participantes e que o exame é uma oportunidade crucial para acessar o ensino superior. Dados da pasta indicam que cerca de metade dos estudantes concluindo o ensino médio em 2023 participaram do Enem, e o Pé-de-Meia surge como uma iniciativa para aumentar essa participação e fortalecer o acesso à educação superior.

Compartilhe  

últimas notícias